sábado, julho 28, 2012

Francisco Beltrão:Governo autoriza construção do prédio do curso de Medicina

O governador Beto Richa autorizou a abertura de licitação para construção do prédio do curso de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Francisco Beltrão. A autorização foi entregue ao reitor Paulo Sérgio Wolf nesta sexta-feira (27). O governador liberou R$ 2,4 milhões para esta etapa. Outros R$ 2,6 milhões serão liberados para a compra de equipamentos e instalação da tecnologia Telemedicina, que vai permitir o intercâmbio entre os campi da Unioeste e com outras escolas de Medicina do Brasil.

A implantação do curso de Medicina representa um marco tanto para a região Sudoeste como para a Unioeste. A coordenadora especial do curso, professora Franciele Aní Caovilla Follador, reforçou que não existe nenhuma graduação na área de Saúde em universidade pública na região. “A universidade vai contribuir de forma direta para o avanço da área da saúde de toda região”, afirmou Wolf. Uma comissão especial, composta por representantes de entidades locais, vai fiscalizaçar a obra.

O curso de Medicina começa a funcionar em fevereiro de 2013. Além do apoio financeiro do Estado, a graduação também terá respaldo das instituições municipais de Francisco Beltrão, bem como do Hospital Regional da cidade, que servirá de campo de estágio para os futuros acadêmicos de Medicina.

CONQUISTA

Para o prefeito Wilmar Reichembach, a autorização para a implantação do curso de Medicina pode ser considerada uma das maiores conquistas da região nos últimos anos. “Formando novos profissionais a cada ano, teremos significativos avanços no atendimento à saúde da população, pois muitos profissionais permanecerão na região Sudoeste”, destacou.

Segundo o vice-reitor da Unioeste, Carlos Alberto Piacenti, a implantação fortalece a instituição. “Não será só Francisco Beltrão a se beneficiar, toda a população do Sudoeste será contemplada, principalmente com a vinda de novos especialistas, ampliando o atendimento de alta complexidade”, disse.

O presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Luiz Carlos Gotardi, lembrou a luta de Francisco Beltrão e dos municípios do Sudoeste pela implantação do curso de Medicina. “Todos ganham com o curso. Haverá ampliação tanto no atendimento pelo programa de saúde da família quanto no mercado de saúde de modo geral, pois teremos mais profissionais na área atuando em nossa região”.

HOSPITAL

O Hospital Regional de Francisco Beltrão conta com 90 médicos, 600 funcionários de apoio e 126 leitos em funcionamento, prestando assistência aos 42 municípios da região Sudoeste. Realiza ainda procedimentos de alta complexidade, como cirurgia vascular e neurocirurgia. São realizados, em média, 3 mil atendimentos mensais, a metade em ambulatório. De acordo com o diretor-geral do hospital, Budwean Abdel Jader, a implantação de um curso de Medicina no Sudoeste do Paraná significa uma mudança no perfil histórico da região.

Também participaram da cerimônia os pró-reitores de Administração, professor Douglas André Roesler (em exercício), e de Graduação, professora Liliam Faria Porto Borges; o diretor do campus de Francisco Beltrão, Haroldo Augusto Moreira, o diretor de Concursos, professor Carlos Roberto Calssavara, e a assistente Adriana de Mello, da equipe da Pró-Reitoria de Graduação.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul