Pular para o conteúdo principal

Tecpar concede sua primeira certificação de créditos de biodiversidade

Tecpar concede sua primeira certificação de créditos de biodiversidade

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) emitiu a primeira certificação de Créditos LIFE de Biodiversidade. A empresa certificada foi a C-Pack Creative Packaging, fábrica de tubos plásticos com matéria-prima renovável, localizada em Santa Catarina. A certificação, que representa o saldo positivo de uma organização ou produtor em relação à biodiversidade, foi concedida pelo projeto mantido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST), uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza, distribuídas em sete municípios catarinenses.
Os créditos de biodiversidade são gerados por meio de projetos que contribuem para a conservação, proteção ou restauração da diversidade biológica em determinadas áreas. Esses projetos podem ser voltados à criação de reservas naturais, a recuperação de áreas degradadas, a proteção de espécies em perigo ou implementação de práticas agrícolas que promovam a biodiversidade.

A certificação LIFE de Créditos de Biodiversidade atesta a quantidade de créditos da organização ou produtor. Para receber a certificação, as ações de conservação devem ser submetidas a auditorias independentes, que verificam a sua eficácia e o impacto positivo na biodiversidade.

AVANÇO INOVADOR - O Tecpar Certificação é o organismo credenciado pelo Instituto LIFE para realizar auditorias no processo de obtenção da Certificação LIFE de Créditos de Biodiversidade e da Certificação LIFE de Negócios e Biodiversidade, para organizações de todo o país.

“Estes créditos de biodiversidade representam um avanço inovador na área ambiental, estabelecendo uma forma de incentivo financeiro direto para ações de conservação”, afirma o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss. “Como parceiro do Instituto LIFE, o Tecpar também se posiciona neste mercado promissor, apoiando esta iniciativa que está alinhada com as diretrizes e tendências globais de sustentabilidade”, enfatiza.

METODOLOGIA – O Instituto LIFE é o desenvolvedor da metodologia da Certificação LIFE de Créditos de Biodiversidade que calcula e registra, de forma concreta e rastreável, o saldo líquido das ações positivas para a diversidade biológica, descontando o impacto negativo (pressão) que as atividades exercem ao meio ambiente.

Para a geração de créditos, metodologia avalia aspectos como o tamanho da área, sua localização, importância biológica, fragilidade, importância para a manutenção de serviços ecossistêmicos e qualidade da gestão realizada na área. Cada ação de conservação ou uso sustentável da biodiversidade recebe uma pontuação.

“A certificação é uma garantia de que os créditos foram gerados por projetos ou ações de conservação que atendem a altos padrões de qualidade, e que representam um investimento real na conservação da natureza”, explica a engenheira ambiental do Tecpar Certificação, Fabiane Russo Sanches. “O saldo, calculado por uma metodologia própria desenvolvida pelo Instituto LIFE, é o resultado líquido das ações positivas em uma área, descontando-se a sua pressão.”

BENEFÍCIOS – Assim como os créditos de carbono, o saldo positivo de ações de conservação ambiental pode ser negociado no mercado como um crédito de biodiversidade, sendo também uma forma de valorizar os benefícios ambientais gerados pela empresa.

A comercialização pode ser feita com organizações públicas ou privadas que geram impactos ambientais negativos ao executar suas atividades. Dessa forma, elas podem adquirir estes créditos para cumprir suas metas de biodiversidade.

Outro benefício é que o valor obtido com a venda dos créditos pode ser investido em novos projetos de conservação da natureza, gerando um ciclo contínuo de proteção aos recursos naturais.

CERTIFICADA – O CEO da C-Pack Creative Packaging, José Maurício Coelho, explica que, normalmente, uma empresa que tem a intenção de compensar suas emissões e seu impacto à biodiversidade não tem estrutura e staff para gerir um projeto de preservação ou restauração. Portanto, ele afirma, a compra de créditos de biodiversidade é uma maneira rápida e fácil de alcançar esse objetivo com baixo custo administrativo, apoiando algum projeto em andamento e que precisa de mais apoio financeiro.

“Além disso, a empresa poderá listar a compra desses créditos em seus relatórios anuais de sustentabilidade ou ESG, bem como os benefícios ambientais alcançados pelo projeto apoiado”, salienta.

O projeto desenvolvido pela C-Pack, que visa a conservação e restauração da biodiversidade no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, atua desde 2020 na remoção do Pinus, espécie exótica invasora que ameaça a flora nativa e que contribui para incêndios devido à sua resina inflamável.

“Também realizamos o plantio simbólico de espécies nativas e promovemos atividades de educação ambiental na região de Baixada do Maciambu. Como resultados, podemos citar o impacto positivo em aproximadamente 100 hectares do PAEST, o reaparecimento da flor de espécie rara Commelina catharinensis, e a retomada da vegetação nativa de restinga”, diz José Maurício Coelho.

Cliente do Tecpar há três anos, a C-Pack Creative Packaging, também possui outro reconhecimento pelas suas ações de conservação aos recursos naturais: a Certificação LIFE de Negócios e Biodiversidade.

“O Tecpar já é o organismo certificador escolhido pela C-Pack para a nossa certificação LIFE que ocorreu em 2021, e para as auditorias anuais que ocorreram desde então. Nada mais natural do que escolher a mesma instituição para a certificação dos créditos de biodiversidade”, diz o CEO.

PIONEIRO – Para estimular a preservação e restauração dos recursos naturais, o Paraná foi primeiro governo subnacional do mundo a instituir os créditos de biodiversidade como uma política pública.

Desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com a Coalizão Life de Negócios e Biodiversidade e apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Política Estadual de Crédito de Biodiversidade do Paraná foi lançada em outubro, durante a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade, a COP 16, realizada na Colômbia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.