Pular para o conteúdo principal

*Assembleia Legislativa aprova projeto do deputado Anibelli Neto (MDB) que torna a Gengibirra como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado*

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira (26) o projeto de lei nº 563/2023, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), que declara a Gengibirra como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial do Estado do Paraná.
Por definição, a Gengibirra é uma bebida não alcoólica, não fermentada e gaseificada, produzida a partir de extrato natural de gengibre. Mais do que uma simples bebida, ela carrega um forte simbolismo cultural e afetivo para o estado.
*Uma tradição paranaense centenária*
Produzida desde 1904 pela empresa paranaense Cini, a Gengibirra é um símbolo da identidade paranaense, especialmente entre as comunidades de origem italiana. Sua história remonta às raízes culturais dos imigrantes que ajudaram a moldar o Paraná. Com forte tradição europeia, o refrigerante é conhecido como o “champagne das Araucárias” e representa um vínculo direto com as memórias de infância e os almoços de domingo em família.
O deputado Anibelli Neto destacou a importância pessoal e cultural da bebida. "Desde a minha infância, sempre consumi este icônico e centenário refrigerante, uma bela recordação afetiva. É um orgulho, como parlamentar, ser o proponente desta matéria, que agora se tornará lei estadual. Trata-se de uma homenagem à família Cini e ao legado empreendedor que ela representa", afirmou.
*Reconhecimento estadual para um símbolo local*
A Gengibirra já havia sido reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial no município de Palmeira, na região dos Campos Gerais. Com o projeto aprovado na Assembleia Legislativa, busca-se ampliar esse reconhecimento a nível estadual, fortalecendo o vínculo do Paraná com suas raízes culturais.
Na justificativa do projeto, Anibelli citou manchetes que destacam a relevância da bebida: "A Gengibirra é a cara do Paraná!" e "Um refrigerante para chamar de nosso!". Ele também lembrou a recente celebração dos 120 anos da Cini Bebidas em uma sessão solene na Assembleia, ressaltando a importância da empresa para a economia e a cultura do estado.
*Preservação histórica e cultural*
O reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial garante mais do que um título simbólico. Ele reforça a necessidade de preservar uma parte essencial da história do Paraná, celebrando o legado dos imigrantes e a identidade local. "A Gengibirra é um agradecimento ao empreendedorismo da família Cini, que gera empregos e mantém viva a tradição paranaense com inovação e qualidade", disse Anibelli.
Com a aprovação do projeto, o Paraná reafirma o compromisso de preservar suas tradições e valorizar sua rica herança cultural, garantindo que futuras gerações possam conhecer e celebrar a história que define o estado. Agora, o projeto segue para sanção do governador, etapa final para que se torne lei.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.