Pular para o conteúdo principal

Privatização de escolas vai piorar a educação e a qualidade das merendas, alerta Luciana Rafagnin


 Privatização de escolas vai piorar a educação e a qualidade das merendas, alerta Luciana Rafagnin

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), nesta segunda-feira, 27, se manifestou contrária à decisão do governador Ratinho Junior em privatizar 200 escolas públicas do Paraná. Para a deputada, a proposta é absurda e vai impactar em cheio nos servidores das escolas e nos agricultores familiares, que fornecem 30% dos alimentos da merenda escolar.

“Hoje os servidores da Educação concursados e os contratados pelo PSS tem estabilidade por um ou dois anos, o que não ocorrerá pela contratação CLT.  Eles também não terão garantia de hora-atividade e cumprirão carga horária cheia, ficando sobrecarregados e sem tempo para elaborar aulas de qualidade”, disse a deputada.

Luciana deu como exemplo o colégio estadual Aníbal Khury Neto,em Curitiba, cujo sistema de terceirização já está em funcionamento. Na escola, o quadro de funcionários e professores diminuiu drasticamente.  “Neste colégio, há 17 professores do quadro próprio e 29 são terceirizados. Entres os funcionários, há apenas 4 do quadro próprio e 13 são CLT”, destacou.

A deputada, que é líder do Bloco da Agricultura Familiar, diz estar muito preocupada com a qualidade da merenda que será fornecida aos estudantes, caso a proposta do governo seja aprovada.  

“Com a privatização empresas terceirizadas serão responsáveis pela preparação da merenda. E quem nos garante que os estudantes receberão uma alimentação saudável, como a que é feita hoje dentro das escolas”, disse.

A privatização da merenda no Paraná vai atingir mais de 20 mil agricultores paranaenses inscritos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além dos estudantes que perdem a garantia de uma alimentação saudável.

A deputada também está preocupada com a qualidade do cardápio. Atualmente, as escolas adaptam o cardápio aos produtos que recebem dos agricultores familiares. “Em geral,produtos de época, mais frescos e mais baratos”, diz Luciana.

 Na proposta do governo, o cardápio pode ser fixo, o que vai impedir a flexibilidade dos produtos fornecidos. “Quando havia perda de produto, como alguma ponkan estragada, o alimento ruim era devolvido e reposto em outro momento. Hoje há um receio, que esse processo se torne industrial, e que caso haja algum produto danificado, por causa do transporte, toda a carga seja devolvida, ficando o prejuízo para o agricultor e os produtores de panificados”, alerta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente faz vítimas fatais na PR 158 próximo à entrada da Comunidade do Juriti em Rio Bonito do Iguaçu

    Na noite desta segunda-feira (25), um grave acidente foi registrado por volta das 21h,  na PR 158 próximo  à entrada da Comunidade do Juriti, perto da entrada da Comunidade do Alta Floresta - Rio Bonito do Iguaçu. Segundo informações, um veículo Gol e um Palio Branco vieram a colidir fortemente.  Duas pessoas vieram a óbito no local, e 4 ficaram feridos, sendo um deles em gravissímo estado. 4 ambulâncias estão no local. O Corpo de Bombeiros de Laranjeiras do Sul foi acionado e já está em deslocamento ao local. Fotos: Fabrício Eduardo Matéria em atualização

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

DENÚNCIA: Irmã do falecido Adilson denuncia empresa de Laranjeiras do Sul

  Hoje venho encarecidamente pedir a ajuda de quem era amigo ou conhecido de meu Irmao   Adilson Soares Soares   para que nos ajudem a fazer justiça por ele fazem quase cinco meses que ele se foi e sabemos a pessoa maravilhosa que ele era , pedimos que nos ajudem comentando   #justicaporadilsonsoares   e compartilhando essa publicação ele amava e ajudava todos muitas vezes sem poder mas ajudava e agora somos nós que pedimos a ajuda de vocês por ele     Sei que de onde ele estiver vai estar agradecendo a todos que nos ajudarem  Fonte: (4) Facebook