LIXO NO LIXO, ESPIGÃO NO CAPRICHO! Colégio CEANC apresenta projeto sobre a reciclagem do lixo e presta homenagens aos garis
Colégio CEANC apresenta projeto sobre a reciclagem do lixo e presta homenagens aos garis.
O projeto está sendo desenvolvido numa parceria entre o Colégio CEANC, prefeitura municipal e Engie Brasil
O Colégio Estadual Álvaro Natel de Camargo (CEANC), está desenvolvendo o projeto ambiental e ecológico “LIXO NO LIXO, ESPIGÃO NO CAPRICHO”, que tem como objetivo orientar e incentivar a população do município de Espigão Alto do Iguaçu, quanto a separação, a reciclagem, a reutilização e a redução de resíduos sólidos e orgânicos.
Com isso abranger o maior número possível de pessoas, levando informações sobre as consequências que o descarte incorreto destes materiais causam ao meio ambiente, comprometendo a qualidade de vida e a saúde da população. Enfatizar sobre a importância do consumo consciente, diminuindo assim a produção dos resíduos tanto sólidos quanto orgânicos.
O projeto é coordenado pelas professoras: Lediane Eleandra Negoceki Andreiv e Norma Zalevski, onde as atividades estão sendo desenvolvidas com estudantes da 3ª Série “A” do Ensino Médio.
“Esperamos que a população de Espigão Alto do Iguaçu se conscientize quanto ao descarte correto do lixo em geral, fazendo a separação adequada, passando assim a conhecer a utilidade dos resíduos úmidos (materiais orgânicos), como também a reutilização dos materiais que podem ser reciclados”, explicou a professora Lediane.
Norma Zalevski comentou que os alunos implantarão alguns pontos de coleta de Lixo Eletrônico nas escolas municipais e estaduais, na prefeitura e comércio local. A grande maioria da população, não sabe o que fazer com esse tipo de material. “A lista inclui computadores, televisores, telemóveis/celulares, entre outros dispositivos. E, assim, quando tiver quantidade significativa, já contatamos uma empresa que será nossa parceira neste projeto, que virá fazer a coleta desses materiais”, frisou. Nosso intuito também é conseguir que cada comércio que comercializa bebidas (garrafas de vidro) tenha um ponto de descarte para estes materiais, evitando assim o descarte de forma incorreta.
Os alunos envolvidos no projeto fizeram um questionário/entrevista com os munícipes, com intuito de quantificar e qualificar o que ocorre em suas residências a partir do descarte do lixo em geral. Com o objetivo de envolver todas as turmas do colégio, iniciou-se com um concurso de desenho para criação do logo do projeto, no qual a aluna Alice Tajariol do 8º ano “A” teve seu desenho escolhido. Também haverá uma paródia para incentivar e conscientizar a comunidade em geral sobre a separação, a reciclagem, a reutilização e a redução de resíduos sólidos e orgânicos. E para finalizar será produzido um documentário.
As educadoras comentaram que além da pareceria com a Engie Brasil (Usina de Salto Osório), o projeto conta com o apoio da prefeitura, secretaria da Agricultura e a Vigilância Sanitária.
“Teremos pessoas capacitadas para auxiliar no decorrer deste projeto. Estamos fazendo visitas técnicas em Usinas de Reciclagem. Contamos com o acompanhamento da Engenheira Ambiental Tatiane da prefeitura, que nos auxiliará sobre o assunto em questão”, disse a educadora.
A prefeitura irá disponibilizar sacos bag para separação do lixo reciclável a toda população. Serão confeccionadas e distribuídas sacolinhas de lixo utilizadas em automóveis, as quais serão distribuídas a população local e também a motoristas que estiverem passando pela Rodovia PR 473 em uma Ação de conscientização ou seja será realizado um dia “D”, diminuindo assim o descarte de lixo no meio ambiente e nas rodovias.
“Com essas ações acreditamos que a população será mais consciente e conseguiremos promover o bem-estar, melhorando a qualidade de vida das pessoas e por conseguinte o meio ambiente em que vivemos”, conclui Lediane.
HOMENAGENS AOS GARIS
As coordenadoras juntamente com alunos na apresentação do projeto, também prestaram homenagens aos trabalhadores que atuam na coleta do lixo orgânico e reciclado no município.
No dia 16 de maio se comemora o “Dia do Gari”.
O evento contou com as presenças do prefeito Agenor Bertoncelo, vice-prefeito José Zgoda, Médica Veterinária, Marucia Dalcuchi e da Engenheira Ambiental, Tatiane Negoceki.
Fonte: Diário Cantu Notícias
Comentários