quarta-feira, setembro 29, 2021

Novas regras eleitorais já valem para 2022, destaca Gilmar Cardoso



Principal mudança é a contagem em dobro de votos dados a mulheres e pessoas negras para a Câmara dos Deputados

O advogado Gilmar Cardoso destaca que com a promulgação no prazo legal e anterior a um ano das eleições vindouras, da Emenda Constitucional 111, nesta 3ª feira, dia 28, em sessão solene do Congresso Nacional, fruto das discussões produzidas no âmbito da PEC 28, de 2021; as mudanças já passam a valer e serão aplicadas nas eleições de outubro de 2022.

Segundo o advogado a partir de agora os votos dados a mulheres e candidatos e candidatas negras serão contados em dobro para efeito da distribuição dos recursos financeiros repassados através dos fundos partidário e eleitoral com início nas eleições de 2022 e término previsto inicialmente para o pleito de 2030, explicou.

Outro tema considerado relevante foi uma nova opção para mudança de partido que passou a ser constitucionalizada, descreve Gilmar Cardoso. No tocante a fidelidade partidária os deputados federais e estaduais, além dos vereadores que saírem do partido pelo qual tenham sido eleitos só não perderão o mandato se a legenda a que pertencem manifestar a concordância e autorizar a saída pela desfiliação.

Gilmar Cardoso destaca também que a nova normativa traz a mudança do dia da posse do presidente da República para 5 de janeiro e dos governadores para o dia 6 de janeiro, sendo que ambas atualmente estão limitadas na data do dia 1º de janeiro. Entretanto, essa alteração passa a valer a partir de janeiro de 2027.

O advogado frisou ainda que a emenda promulgada determina a realização de consultas populares sobre questões locais junto com a realização das eleições municipais. Gilmar Cardoso explica que essas consultas na forma plebiscitária terão que ser aprovadas pelas câmaras municipais e encaminhadas para a Justiça Eleitoral (TRE) em até 90 dias antes das datas das eleições, a tempo de serem incluídas no sistema. Prevê ainda, sobre o tema, que as manifestações e posições dos candidatos sobre essas questões (favoráveis ou contrárias) não poderão ser exibidas durante a propaganda gratuita no rádio e na televisão.


BOX

EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 111

Altera a Constituição Federal para disciplinar a realização de consultas populares concomitantes às eleições municipais, dispor sobre o instituto da fidelidade partidária, alterar a data de posse de Governadores e do Presidente da República e estabelecer regras transitórias para distribuição entre os partidos políticos dos recursos do fundo partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e para o funcionamento dos partidos políticos.

https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/emenda-constitucional-n-111-348247850

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE