Pular para o conteúdo principal

Lei do governo digital amplia serviços pela internet e entra em vigor com foco na eficiência e inovação na administração pública, destaca Gilmar Cardoso



Uma plataforma única dará acesso a informações e serviços públicos e o cidadão poderá obter documentos sem necessidade de solicitação presencial

O advogado Gilmar Cardoso comenta sobre a Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021, que dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública, além de promover alterações pontuais na Lei de Acesso à Informação e noutras normas legais.

A lei estabelece regras e instrumentos para a prestação digital de serviços públicos, que deverão estar acessíveis, inclusive, em aplicativos para celular a fim de aumentar a eficiência da administração pública, modernizando e simplificando a relação do poder público com a sociedade. Na prática a norma busca ampliar a oferta de serviços digitais aos cidadãos, além de fortalecer a transparência e reduzir custos para a administração pública, avalia Gilmar Cardoso.

Publicada na data de 29 de março deste ano, a norma previa um período de vacância para passar a ter validade, sendo de 90 (noventa) dias de sua publicação oficial, para a União; de 120 (cento e vinte) dias para os Estados e o Distrito Federal, e de 180 (cento e oitenta) dias de sua publicação para passar a ser de observância obrigatória pelos Municípios de todo o país, que vencem neste dia 29 de setembro, adverte o advogado.

Gilmar Cardoso esclarece que a lei institui, dentre outras, as diretrizes de serviços digitais acessíveis aos dispositivos móveis (como aplicativos Meu INSS e a Carteira de Trabalho Digital); uso de plataforma única de acesso a informações e serviços; o gov.br; estímulo às assinaturas eletrônicas nas interações entre órgãos públicos e cidadãos (assinatura avançada nas juntas comerciais, por exemplo); fortalecimento da transparência e do uso de dados abertos pelo governo; além da aplicação da tecnologia para otimizar processos de trabalho da Administração Pública.

O usuário poderá optar também por receber qualquer comunicação, notificação ou intimação por meio eletrônico. Os cidadãos também poderão interagir com o poder público por meio digital, com assinaturas digitais, para praticar os atos demandados. Gilmar Cardoso destaca que conforme a nova lei, o número de inscrição no CPF – Cadastro Nacional de Pessoas Físicas ou no CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica serão os números padrões para acesso aos serviços do governo digital.

O advogado frisa que a digitalização de serviços públicos já vinha sendo implementada de maneira esparsa e pouco coordenada em alguns municípios brasileiros, mas a situação atual, de pandemia de Covid-19, tem impulsionado a tendência de maior disponibilidade desses serviços por meio digital. A indicação do distanciamento social, como forma de contenção da doença causada pelo coronavírus, e o aumento de dificuldades relacionadas com o deslocamento das pessoas nas cidades, reforçaram a necessidade de simplificar e modernizar o atendimento ao público feito pela administração, concluiu Gilmar Cardoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.