Pular para o conteúdo principal

Chuva bate recorde de destruição no Paraná neste ano e Inmet alerta que vem mais

Em termos de ocorrências ambientais, não é exagero dizer que esta quinta-feira (30) foi o dia mais trágico do ano para o Paraná. Segundo informações da Defesa Civil Estadual, foram registradas dezenas de ocorrências em todo o Estado ao longo do dia, com 12 municípios atingidos mais severamente e 19.096 pessoas afetadas. Para esta sexta-feira (31) alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuvas na Capital e RMC, com precipitação entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia todo e ventos intensos (40 a 60 km/h).

Até então, o dia com maior número de ocorrências neste ano havia sido o 28 de maio, com nove registros em nove municípios e um total de 2.270 pessoas afetadas. Ontem, além do maior número de ocorrências, o número de afetados foi nove vezes maior e as situações, mais graves.

Segundo a Defesa Civil, 3.289 casas foram danificadas, sendo quase metade (1,5 mil) nos municípios de Pinhais e Piraquara, os mais afetados no Estado (com 9.402 pessoas). Já em Guarapuava, na região central do Estado, um bebê de oito meses morreu após ser arrastado por uma enxurrada durante a madrugada. Ele dormia em um dos cômodos da casa com os pais quando o muro da residência cedeu e a água invadiu o imóvel, arrastando o bebê para o lado de fora. Além disso, 15 pessoas permaneciam desalojadas e outras 9, desabrigadas.

Em Curitiba e região, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), os estragos foram diversos por conta da chuva e granizo e as rajadas de vento, que chegaram a 80,6 km/h. Em alguns pontos da cidade, o granizo chegou a ter 4 centímetros de diâmetro. Houveram ainda casos de destelhamento nos bairros Boqueirão, Boa Vista e Portão e também registrou-se a queda de galhos e árvores nos bairros Uberaba, Jardim das Américas, Santa Quitéria, Mercês, Hauer, Água Verde, Bigorrilho, Cajuru e Boa Vista.

Para esta sexta-feira (31), o Inmet emitiu um alerta de perigo potencial por conta de chuvas intensas que devem atingir Curitiba e diversos outros municípios do Paraná, principalmente da RMC, entre às 0 horas e às 20h59. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O tempo instável deve permanecer até o domingo, pelo menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.