quarta-feira, setembro 21, 2016

Paraná lidera ranking de ações pedindo “censura” à internet


O Paraná é o estado com o maior número de ações de políticos e partidos na Justiça pedindo a remoção de informações da internet e pedidos de censura prévia. A informação é de levantamento da plataforma “Ctrl+X,” criada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji),. Das eleições de 2002 até hoje foram identificadas 1.234 ações na Justiça Eleitoral contra a divulgação de informações em todo o país. Desse total, 138 são do Paraná.

André Pioli, candidato a prefeito de Paranaguá pelo PSC, lidera a lista com cinco ações. Paranaguá é também a cidade brasileira com mais pedidos de remoção de conteúdo relacionados às eleições (10 ações), empatada com Juiz de Fora. O PSC é o líder do número de processos no Estado, com sete ações.

O Ctrl+X registrou ainda que pedidos de censura prévia dispararam durante a campanha eleitoral 2016, com 39 ações já identificadas em todo o Brasil, contra 23 em todo o período eleitoral de 2012. 

A solicitação sistemática de retirada de conteúdo da internet afeta o processo eleitoral brasileiro. Candidatos usam ações eleitorais com o objetivo de interditar a publicação de informações negativas relacionadas a eles, ficando mais difícil para o eleitor avaliar com precisão os políticos e decidir o seu voto.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul