quarta-feira, agosto 31, 2016

Projeto Lei Botão do Pânico da Deputada Cristina Silvetri

O projeto Botão do Pânico, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri, está entre os assuntos com maior repercussão na imprensa do Paraná, tanto na Capital como no interior do Estado. A reação positiva se deve à importância desta proposta, que permitirá às mulheres em situação de risco de violência utilizar o dispositivo eletrônico para acionar a polícia e evitar consequências mais graves.

Desde a aprovação pela Assembleia Legislativa, dia 23 último, a deputada Cristina Silvestri passou a ser procurada por diversos órgãos de comunicação, incluindo emissoras de televisão, rádios, sites e jornais impressos. A violência contra a mulher, principalmente a doméstica, é um problema que preocupa entidades e autoridades públicas, e o Botão do Pânico passou a ser visto como uma iniciativa eficiente na proteção das vítimas.

Segundo a parlamentar, o Botão do Pânico ficará à disposição das mulheres colocadas sob medida protetiva da Justiça . Em casos de ameaça, a vítima manda um alerta para a polícia, apertando o dispositivo eletrônico, que estará preparada para agir com a rapidez necessária.

“O pedido de socorro é ouvido na hora, já que haverá uma central computadorizada de monitoramento dos alarmes”, explicou Cristina Silvestri. Uma vez acionado, o computador apontará o local onde a vítima se encontra, por georeferenciamento, com foto da mulher, do agressor e do local onde eles se encontram.

MEDIDA PREVENTIVA

O Botão servirá para que os agressores tomem consciência que as mulheres estão protegidas, e assim pensem duas vezes antes de praticar a agressão. “Nosso objetivo principal é a ação preventiva, para evitar a violência”, acrescenta a deputada.

Cristina Silvestri recebeu, também, o apoio e reconhecimento de diversas entidades e instituições protetoras das mulheres. Há muita expectativa em torno do Botão do Pânico, para ajudar a resolver um dos mais graves problema sociais envolvendo milhares de mulheres em todo o Paraná.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul