Pular para o conteúdo principal

Inquérito apura denúncia de compra de lotes com cheques da Câmara


A denúncia da suposta compra de três lotes com uso de cheques da Câmara de Vereadores de Santa Tereza do Oeste se transformou em um inquérito civil instaurado hoje (25).

O relato que chegou à 7ª Promotoria, que cuida do Patrimônio Público, foi de que o presidente da Câmara, José Luiz de Freitas, teria adquirido três lotes de Iraci Renosto, "cujo pagamento foi feito por meio de três cheques da Câmara de Vereadores". A situação teria ocorrido em 2006 e os cheques teriam sido assinados por Marcos Cordeiro Pedro, então diretor da Câmara.

A justiça chegou a decretar a quebra do sigilo bancário das contas da Câmara em outubro de 2015. O MP relata, no entanto, que a quebra de sigilo bancário não surtiu efeito pois a documentação ainda não teria sido encaminhada à promotoria.

Soma-se a isso uma descoberta feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado. Em diligências, o Gaeco descobriu que em um dos terrenos mora Adriana Marta da Silva, que disse que o lote foi adquirido de Zezinho (José Luiz de Freitas), há dez anos. Ela também relatou que o vereador teria adquirido o mesmo lote de Iraci Renosto por R$ 5 mil. O atual proprietário seria Gilmar Bigas.

Foi designada para o dia 4 de março a oitiva de Iraci Renosto, Marcos Cordeiro e de José Luiz de Freitas.

Entenda
O inquérito civil é uma fase inicial de investigação. Se houver indício de fundamento na denúncia, o MP poderá apresentar à Justiça uma Ação Civil Pública.

Outro lado


A reportagem procurou a assessoria da Câmara de Vereadores de Santa Tereza do Oeste, que afirmou que ainda não foi notificada sobre o inquérito e sobre a oitiva. A assessoria afirmou que verificará a situação para um posicionamento posterior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.