sexta-feira, janeiro 02, 2015

190 mil lacres de veículos do Paraná são destruídos

O Departamento de Trânsito do Paraná, por meio da Comissão de Descarte de Lacres de Placas de Identificação de Veículos, acompanhou no mês de dezembro o processo de destruição de 190 mil lacres de veículos do Paraná que estão em desuso. A ação, que ocorreu no município de Blumenau (SC), é uma medida de segurança para os proprietários de veículos, pois evita fraudes ou qualquer tipo de uso indevido do material.

“Com o aperfeiçoamento dos novos lacres, os antigos entram em desuso. A destruição dos lacres é importante, pois garante que o material não fique avulso, evitando qualquer tipo de fraude ou uso indevido de um elemento tão necessário na segurança do veículo. No Paraná, já contamos com os novos lacres numerados e com QR Code”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

Os lacres foram triturados em um equipamento chamado Moinho, em seguida foram pesados, e devidamente embalados para descarte cujo tratamento segue a Lei 12.305/10 da política Nacional de Resíduos Sólidos. Este processo foi registrado em Formulário de Manifesto de Resíduos Sólidos, com assinatura dos responsáveis envolvidos.

Em novembro de 2014, o departamento estabeleceu, por meio da portaria 459/14, uma Comissão de Descarte de Lacres de Placas de Identificação de Veículos para acompanhar os processos de destruição dos lacres. 

A comissão formada pelos funcionários Cícero Pereira da Silva; da Coordenadoria de Veículo, Andresa Souto Favaretto, Controladoria de Inspeção e Auditagem e Luiz Fernando Tomcyk, da Assessoria Militar do Detran, serve para evitar qualquer tipo de desvio de material e assegurar que a destinação dos lacres seja feita da forma correta. 

AVANÇOS - Desde 1º de junho de 2013, o Departamento de Trânsito do Paraná (Portaria 272/2007) passou adotar o lacre numerado e com QR Code - um código que pode ser escaneado e lido pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica e acesso à internet. 

Com essa medida, as informações ficam no banco de dados do Detran e do Departamento Nacional de Trânsito permitindo o controle de origem e de destino de cada placa. Além disso, é uma ferramenta que traz mais qualidade aos serviços prestados nas fábricas credenciadas, evita erros de digitação durante o preenchimento do cadastro no veículo no sistema do Detran e agrega ainda mais segurança ao cidadão.

“Já foram gerados aproximadamente um milhão e seiscentos mil lacres com QR Code no Paraná e já atendemos nove estados da federação neste processo. A produção de novos lacres representa avanços tanto na logística quanto na segurança e rastreabilidade dos veículos,” conta o presidente da fábrica Brasil Tran Industria de Lacres, Paulo Roberto de Souza. 

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul