sexta-feira, janeiro 30, 2015

Dilma atrasa repasses para obras federais no Oeste-PR

A falta de recursos federais tem travado o avanço de importantes obras em Foz do Iguaçu. Sem repasses, a trincheira da BR-277, Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), unidades de saúde e centros de educação estão paralisadas. A segunda ponte, entre o Brasil e o Paraguai, sequer começou, apesar de anunciada reiteradas vezes por políticos ligados ao governo Dilma (PT). Algumas das obras, como o viaduto, a Unila e a segunda ponte são consideradas de extrema importância para o desenvolvimento de toda região Oeste. As informações são d'O Paraná.

A previsão de corte de recursos por parte do governo federal gerou preocupação sobre o futuro das obras no Paraná - entre elas a segunda ponte e a a duplicação da BR-163. Os projetos ainda estão em fase de desenvolvimento e deverão ser finalizados no mês de abril se o prazo estabelecido às empresas contratadas for cumprido.

O Ministério dos Transportes garante que obras importantes e em andamento serão priorizadas e que o repasse pelo governo federal será feito, apesar de ainda não se ter oficialmente a confirmação sobre o valor dos recursos para este ano. “Esses recursos serão conhecidos efetivamente após a aprovação do orçamento e publicação do respectivo decreto de programação financeira, previsto para abril de 2015”, afirma a assessoria do ministério.

A assessoria de imprensa do Dnit, responsável pela contratação dos trabalhos, afirma que todos os projetos serão finalizados no primeiro semestre deste ano. Já sobre a duplicação na BR-163 entre Marechal Cândido Rondon a Guaíra, a informação é de que ainda não existe projeto.

A segunda ponte em Foz do Iguaçu, cujos investimentos estão estimados em R$ 233.375 milhões, segundo projeção do Ministério dos Transportes, será a primeira finalizada com data marcada para o dia 20 de maio de 2017. As obras para duplicação da BR-163 entre Cascavel a Marmelândia, se cumprido o prazo esperado pelo governo federal, serão finalizadas no mês de setembro de 2017. As obras do trecho de Toledo a Marechal Cândido Rondon têm previsão de conclusão para esse mesmo período.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul