sexta-feira, agosto 22, 2014

“Falta formação técnica para construir com madeira”, diz palestrante do 2º Simpósio Madeira & Construção

Evento será realizado em Curitiba nos dias 28 e 29 de agosto

Falta uma semana para o 2º Simpósio Madeira & Construção, que vai acontecer nos dias 28 e 29 de agosto, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O encontro, que vai discutir o uso da madeira na construção civil, trará para a discussão diversos especialistas, que vão mostrar a visão das diferentes áreas sobre o assunto. É o caso de Andréa Berriel, arquiteta e urbanista e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela vai abordar o tema “O uso da madeira na arquitetura e suas vantagens comparativas”.

Na opinião da professora, o simpósio é muito importante para o setor, porque o mercado precisa, hoje, de iniciativas que tragam informações a respeito da madeira na construção. Dessa forma será possível complementar a formação dos profissionais brasileiros sobre o assunto. “Arquitetos formados no Brasil, em sua maioria, se formam sabendo muito pouco sobre o material ‘madeira’. Apesar de mostrarem interesse em projetar e construir em madeira, eles não têm a devida formação técnica para fazê-lo com qualidade. Acho que estamos caminhando para isso. Vejo algumas empresas investindo em madeira para construção, mas falta investir em educação, ou seja, na formação de bons profissionais”, afirma.

Na palestra, a arquiteta vai mostrar exemplos de bons projetos, destacando o fato de que a madeira é um material bom e durável, desde que sejam respeitadas suas características, a partir de um bom desenho de arquitetura. “Vou abordar casos que utilizam a madeira de maneira racional, inteligente e poética, geralmente associada a outros materiais de construção. Quero mostrar as vantagens da utilização da madeira, comparando-a aos materiais tradicionalmente utilizados, o que não nega a importância dos outros materiais, mas abre todo um panorama ainda pouco explorado no Brasil”, revela.

De acordo com a professora, as construções com madeiras são obras secas, rápidas e leves. Além disso, trata-se de um material de construção renovável, o que a torna muito importante e realmente apropriada para as construções do século XXI. Por isso, para inovar o mercado, com foco na sustentabilidade, Andréa diz que é preciso que os profissionais estejam abertos a todas as possibilidades.

Para popularizar esse material construtivo, Andrea comenta que os profissionais precisam oferecer soluções de qualidade, construções que tragam conforto térmico, durabilidade, beleza, tudo isso a preços viáveis, como já acontece em muitos outros países ao redor do mundo.

O evento é uma promoção da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e Sinduscon-PR.

Confira a programação completa no site www.expomadeira.com.br.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul