domingo, junho 23, 2013

Porto Barreiro:Prefeita Marinez Crotti lança o Programa Família Paranaense no município

O bem estar das famílias portobarreirenses. Este é um dos principais objetivos da prefeita Marinez Crotti. Por este motivo a administração aderiu ao Programa Família Paranaense, um movimento intersetorial voltado à melhoria das condições de vida de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social. As famílias beneficiadas pelo programa deverão contar com transferência de renda ou serviços e ações que garantirão atendimento especializado. 

O Programa é um compromisso assumido entre o Estado e o município, onde a operacionalização das atividades acontece de modo conjunto. “Através do programa nós teremos eficiência nas ações, e inúmeras pessoas que vivem em condições inadequadas serão beneficiadas, garantindo a dignidade a muitas famílias. Esta parceria é mais uma prova de que estamos empenhados em melhorar as condições de vida da nossa população, por isso estamos sempre atentos a oportunidades como essa”, disse a prefeita.

Liliane Moresco, psicóloga do Escritório Regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e técnica responsável pelo município de Porto Barreiro, explica que o programa trabalha com seis eixos principais: assistência social, habitação, educação, saúde, agricultura e trabalho e abrange também ações nas áreas de segurança pública, meio ambiente, cultura e esporte. “Através deste programa, que é intersetorial, que envolve todas as secretarias do governo do estado e do município, vamos desenvolver ações visando a melhoria de vida dessas famílias”, destacou a psicóloga. 

Ao todo, 80 famílias de Porto Barreiro serão beneficiadas. A princípio estão sendo contempladas 41 famílias. O lançamento do programa no município ocorreu na última segunda-feira (17), no auditório da prefeitura.

O que é o Programa Família Paranaense

Programa Família Paranaense é um programa estratégico criado pelo governo do Estado do Paraná e executado pelos municípios, que tem como atribuição, articular as políticas públicas de várias áreas do Governo, visando o desenvolvimento, o protagonismo e a promoção social das famílias que vivem em maior situação de vulnerabilidade e risco no Paraná. Objetiva estabelecer uma rede integrada de proteção às famílias através da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas de acordo com a necessidade de cada família e das especificidades do território onde ela reside. Tem como publico alvo, as famílias em maior situação de vulnerabilidade e risco social. Para medir essa vulnerabilidade e conseguir elencar as famílias prioritárias ao Programa, o IPARDES em conjunto com a secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social desenvolveu um índice sintético, chamado Índice de Vulnerabilidades das Famílias (IVF/PR), que leva em consideração indicadores importantes da situação familiar que ultrapassam o simples critério da insuficiência de renda na priorização do atendimento e atenção a família. O índice é calculado a partir da base de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A expectativa é que o programa atenda 100 mil famílias até 2014.

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE