Pular para o conteúdo principal

Secretaria da Educação amplia atendimento a comunidades indígenas

 
A Secretaria de Estado da Educação ampliou número de atendimento aos alunos das comunidades indígenas no Paraná. Em 2011, a rede estadual tinha 3.674 alunos matriculados e neste ano são quase 4.500 estudantes, de 35 comunidades de várias regiões do estado.

O aumento no atendimento é o resultado do investimento do Governo do Estado na construção de novas escolas e na formação de professores bilíngues em caingangue e guarani. Em dois anos e meio, foram entregues 11 novas escolas para comunidades indígenas, totalizando 37 escolas em 26 municípios.

Outras duas escolas indígenas estão sendo construídas em Inácio Martins, na região Centro-Sul, e na ilha da Cotinga, no litoral. A previsão de conclusão das obras é no fim deste ano. “Estamos ampliando a rede, que atende com qualidade e valoriza a cultura indígena”, destaca o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

ESTRUTURA – Os novos colégios tem salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, salas administrativas para professores e pedagogos, banheiros adaptados para deficientes físicos, cozinha, depósito de merenda e pátio coberto.

“Em relação ao espaço em que estávamos, melhorou muito. Agora temos um espaço adequado para os alunos estudarem”, conta Cleonice Ricardi Nunes diretora do Colégio Estadual Indígena Teko Nemoingo, em São Miguel do Iguaçu, na região Oeste. A nova escola atende 320 alunos da educação infantil, dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

MERENDA – O Governo do Estado também atende as comunidades indígenas com merenda escolar de qualidade. Frutas, verduras, legumes e outros produtos da agricultura familiar, além de itens básicos. Quando a merenda chega à escola, as merendeiras preparam o cardápio que atende os hábitos alimentares das aldeias.

“Com a agricultura familiar e com produtos de maior qualidade e variedade, as merendeiras podem combinar a alimentação com os hábitos alimentares locais”, explica a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Cristina Stolarski.

As escolas indígenas contam com 111 professores das próprias comunidades, que lecionam as matérias nas línguas guarani e caingangue. Além do conteúdo previsto na base do currículo nacional, os alunos preservam a língua da sua comunidade e a cultura indígena no Estado. A Secretaria da Educação também produz materiais didáticos com professores indígenas.

ENSINO PROFISSIONAL – A oferta de cursos técnicos também será ampliada para os adolescentes indígenas que queiram ter formação técnica, com a construção do Centro Estadual de Educação Profissional no município de Manoel Ribas, na região Central. A obra está em fase de conclusão e vai atender alunos indígenas de diferentes regiões do Estado. 


Via NRE - Laranjeiras do Sul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.