Pular para o conteúdo principal

E agora ? Eis a questão (por Simone Cunha)

Nesses dias de chuva, infelizmente podemos observar que em todos os municípios da CANTU, houve estragos e prejuízos significativos, tanto para os munícipes bem como aos cofres públicos.
Infelizmente essas catástrofes ambientas acontecem e não podemos prevê-las, mas podemos nos preparar para que elas não sejam devastadoras tirando vidas precocemente.

A questão é:

O que deveríamos fazer ou poderíamos ter feito para evitar esse ou aquele desmoronamento, alagamentos, quedas de pontes/ bueiros e barreias???
Quando isso acontece nos maiores centros ou até mesmo com pessoas que não conhecemos, não sentimos tanto e nem nos preocupamos, mas quando isso acontece com nossos amigos e/ou familiares, o assunto muda de formato.
Infelizmente isso chegou também a nossa região, não dando tempo de prever ou até mesmo de salvar vidas. Muitos ficaram desabrigados e com suas casas e estabelecimentos comerciais condenados, não podendo nem se quer voltar para pegar seus pertencer pessoas.

E agora, o que ira acontecer???
Quais as medidas que serão tomadas??
Quem são os culpados e esses serão punidos??
Infelizmente esses questionamentos de nada adianta, pois vidas foram ceifadas e essas não tem volta.
No Brasil é da “praxe” tampar o buraco depois que alguém caiu dentro, porém esperamos que isso não aconteça mas em nossa cidade, pois é muito triste ver as pessoas passando por determinadas situações que não tem mais volta.
É preciso se trabalhar para que certas coisas não aconteçam mais em nossa pacata cidade, pois sabemos que determinadas situações podem ser evitadas, se trabalhando com políticas publicas voltadas para a população e que não beneficiem alguns e destruam com a vida de outros.
Não cabe a nós e nem queremos achar culpados, queremos apenas evitar novos acontecimentos como esses.
É preciso que as autoridades competentes estejam cientes que é necessário fazer algo urgente, para evitar que nos dias de chuvas a população seja castigada novamente, mesmo sabendo que contra a “fúria da natureza”não podemos fazer muita coisa, mas podemos sim evitar que as pessoas construam suas moradias e estabelecimento em áreas de risco, sendo importante intensificar o controle e a fiscalização nos alvarás de construção, antes que seja tarde de mais.

Simone Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.