Pular para o conteúdo principal

Detran esclarece que novo lacre não custará a mais para o consumidor

O diretor do Detran-PR-, Marcos Traad, esteve na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira para esclarecer as dúvidas dos deputados sobre uma resolução do órgão que, a partir de 1º de junho, implantará um novo modelo de lacre nas placas dos veículos no estado. O convite foi feito pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).
A medida, segundo Traad, é pioneira no país e atende a uma determinação do Departamento Nacional de Transito (Denatran). “Os estados deveriam ter se enquadrado em janeiro deste ano. Estamos atrasados, pois estávamos em busca de um processo moderno”, explicou.
Com o novo lacre numerado, as informações ficam no banco de dados do Detran e permitem o controle de origem e de destino de cada placa. Além disso, é uma ferramenta que traz mais qualidade aos serviços prestados pelas fábricas credenciadas, sem que haja aumento nos custos para o consumidor. “Havia uma confusão em relação às taxas, elas não sofreram aumento”, garantiu.
O diretor confirmou que a compra das placas continuará sendo realizada entre consumidor e fabricante e que caberá ao Detran o recolhimento da taxa relativa ao lacre. “Quem vende placas são os fabricantes de placas. O Detran cobra pelo lacre que mudará de características para evitar o furto e facilitar o processo de fiscalização. A negociação do preço da placa é entre o consumidor e a associação de fabricante. Não cabe ao Detran ter interferência sobre preços de placas”, disse.
Os automóveis já emplacados não precisarão trocar suas placas e respectivos lacres. A medida, que entra em vigor no próximo sábado, abrangerá os emplacamentos de veículos zero quilômetro, os veículos que são transferidos de cidades ou estados, e aqueles que tiveram seus lacres furtados, violados ou perdidos. 
 
Fotos: Nani Gois/Alep 
Reportagem Sonia Maschke - 
J
aime Santorsula Martins -
 
Assessoria de Comunicação da Presidencia 
 
Assembleia Legislativa do Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.