Pular para o conteúdo principal

Dengue: cuidados no inverno evitam epidemia no verão

Combate à praga deve ser mantido, pois os ovos podem durar mais de um ano.
 
Mesmo com as baixas temperaturas e a aproximação do inverno, os cuidados no combate ao mosquito da dengue devem ser mantidos. Embora a proliferação seja mais propícia durante o calor, a estação mais fria é ideal para intensificar o combate aos focos do Aedes aegypti e adotar cada vez mais medidas preventivas.

 “Eliminando os criadouros nessa época do ano, aumenta-se a possibilidade de garantir um verão livre de uma epidemia e da proliferação em maior escala.”, destaca Adriana Piemonteze, Coordenadora Operacional da Biotrat – empresa do Grupo PoliService, especializada no controle de pragas. Segundo a especialista, apesar de as chuvas serem mais escassas de as temperaturas serem bem mais baixas no inverno, existem outros fatores que contribuem para a proliferação dos mosquitos, uma vez que, geralmente, a população fica menos alerta e os focos da doença nos jardins e quintais acabam aumentando em função do descuido. 
 
Os ovos podem sobreviver por mais de um ano às condições mais adversas, até eclodirem ao entrarem em contato com a água. “O cuidado, portanto, deve ser redobrado e as ações para o combate à dengue devem ser constantes”, alerta Piemonteze. Para a especialista “o mais importante é prevenir que estes mosquitos se reproduzam, evitando objetos que possam conter água parada, pois a fêmea do mosquito pode voar até 3 km à procura de um local propício para depositar seus ovos, geralmente próximo da superfície e nas bordas internas dos recipientes”, ressalta. 
 
Ajude a combater a dengue, confira as dicas:

•    Evite deixar água parada em qualquer recipiente, por menor que seja;
•    Proteja os pneus da água da chuva e cuide para que não acumulem água;
•    Limpe as calhas, periodicamente;
•    Limpe os reservatórios de água, como caixas d’água, galões e tonéis, mantendo-os sempre bem fechados;
•    Vistorie os jardins e quintais periodicamente;
•    Guarde latas e garrafas com a boca para baixo;
•    Evitar acumular lixos e utensílios sem uso nos quintais;
•    Cuide das plantas ornamentais e coloque areia em seus pratinhos, evitando o acúmulo de água;
•    Jogue desinfetante quinzenalmente nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.

Fonte : Amanda | NoAR Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.