A Equipe que está a frente da Agricultura Municipal de Espigão Alto do Iguaçu foi escolhida a dedo pelo Prefeito Zgoda
O Secretário de Agricultura ADILSON CECATO conta com o total apoio do Técnico em Agropecuária ADILSON CECATO (o qual tambem exerce junto ao Legislativo Municipal a função de Vereador) e vem se dedicando puramente por amor a camisa juntamente com o Engenheiro Agronomo da EMATER pessoa altamente qualificada, ALCINDO PENSO, no atendimento à população do CAMPO, apesar das dificuldades encontradas no início do mandato os pequenos agricultores estão sendo atendidos com vários programas em parceria entre EMATER e SECRETARIA DE AGRICULTURA MUNICIPAL tais como:
INSEMINAÇÃO
Melhoramento da genética;
Melhoramento do rebanho Leiteiro
VISITAS NAS CASAS DOS PEQUENOS PRODUTORES
Mais de 160 pequenos produtores estão constantemente recebendo visitas dos técnicos em suas casas que através de orientações colocam a família agricola a par de como realizar o manejo de maquinas forrageiras, o plantio de pastagens para as vacas leiteiras e principalmente sobre os cuidados com o LEITE a fim de que se tenha uma boa qualidade.
PATRULHA MECANIZADA
Aos poucos as Patrulhas estão sendo colocadas novamente em funcionamento para atender no PLANTIO DE AVEIA e SILAGEM
PROGRAMAS DE GOVERNO ( via EMATER)
Já encontram-se em construção mais 14 casas rurais financiadas com recursos da Caixa Econônica Federal.
Atendimento em parceria com o INCRA vai beneficiar um grupo de 23 agricultores da Localidade de Bracatinga com uma COZINHA COMPLETA onde as mulheres do campo poderão produzir e comercializar alimentos.
Palestras Técnicas em reuniões nas comunidades e DIAS DE CAMPO.
Excursões para eventos relacionadas à agricultura e pecuaria
Parceria entre Prefeitura e EXPOAGRO onde agricultores participarão da feira.
Em breve será reativado o VIVEIRO MUNICIPAL com o objetivo de produzir mudas de essência nativa, reposição da mata ciliar e reserva legal.
PRÓ RURAL
Unidade FRUTICULTURA na Área Indígena (POMAR) com produção e distribuição de frutas para a comunidade Selvícola e auxilio na agricultura de subsistência.
SENAR
Técnicos do órgão ministram aulas em salas aos filhos dos agricultores afim de aprimorar o conhecimento na lida do campo e também para evitar o êxodo rural.
Reportagem:João Valtair
Comentários