Pular para o conteúdo principal

Lan houses terão incentivo para promover inclusão digital


Os estabelecimentos que cobram pelo uso de computador com acesso à internet, chamados de LAN houses, poderão ser classificados como de interesse social e integrar os esforços pela inclusão digital, contando com incentivos para a aquisição de computadores.
O projeto (PLC 28/11) foi aprovado ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAE). O texto dá às LAN houses a denominação de Centros de Inclusão Digital (CID), que deverão estimular o desenvolvimento educacional e cultural, disponibilizando programas de pesquisas; acesso para conexões com finalidades sociais, profissionais e de entretenimento; além de conexão com instituições públicas.
A proposta dá prioridade aos CIDs na concessão de financiamento público para aquisição de computadores, em especial no Banco do Brasil, na Caixa Econômica Federal e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Para fazer jus ao benefício, a LAN house deverá, entre outras obrigações, manter na tela inicial orientações sobre acesso a jogos eletrônicos não recomendados para menores de 18 anos.
Estados e municípios poderão firmar parcerias com os CIDs para atividades educacionais, culturais e de utilidade pública. A proposta estimula a criação de selos de qualificação, conferidos às LAN houses que cumprirem a nova lei.
De autoria do ex-deputado Vieira Reis, o projeto recebeu voto favorável do relator na CCJ, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que destacou o alcance social da medida.
Foto:Presidente da CCJ, Eunício Oliveira coordena a votação
Via Jornal do Senado (Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.