Pular para o conteúdo principal

Gustavo Fruet no debate da Tuiuti: "jovens podem fazer uma faxina do bem na política"

Em debate na Universidade Tuiuti, Gustavo defende mais recursos para a educação e diz que os jovens podem fazer uma faxina do bem na política

O candidato a senador Gustavo Fruet convocou a juventude do Paraná a promover uma “faxina do bem” na política paranaense. Gustavo participou na noite desta segunda-feira (20) do debate promovido pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), em Curitiba, e foi aplaudido quando defendeu maior autonomia para as universidades, mais recursos para a educação e transparência em todas as esferas da vida pública.

“Está nas mãos de vocês, nas mãos da juventude, ajudar a renovar a política. O fato de o Paraná ter passado 20 anos com apenas dois governadores mostra quanto esta renovação é necessária”, disse ele. Na política, disse Gustavo, não bastam discursos, é preciso atitude. “De nada vale o discurso que não se confirma na prática”, afirmou, destacando a importância de o eleitor analisar a história e a atuação de cada candidato.

Ele explicou que, ao analisar o perfil dos candidatos, o eleitor deve lembrar que há dois tipos de pessoas que precisam ser evitados na política. “Há os cínicos, que são aqueles que passam por cima de qualquer princípio para alcançar o resultado esperado, e os fanáticos, que não se preocupam com o resultado, apegando-se radicalmente a determinados princípios”.

Gustavo parabenizou a UTP e os alunos pela iniciativa e pela intensa participação. O auditório, de 800 lugares, ficou lotado de estudantes, que encaminharam nada menos que 130 perguntas aos candidatos. “É uma demonstração de que os jovens estão reagindo ao desencanto com a política provocado por tantos escândalos”, disse Gustavo.

Ao responder a uma pergunta sobre a ação de lobistas no Congresso, Gustavo explicou que é favorável à regulamentação do lobby. “As coisas precisam ser feitas às claras, dentro de normas estabelecidas, para que não aconteça o que estamos vendo agora”, afirmou, numa referência às denúncias de tráfico de influência na Casa Civil da Presidência.

Ele defendeu a mudança na relação entre governo e legislativo. “É pela relação promíscua entre o governo e o Congresso que se registram situações como essa que vemos no caso da Erenice”. A ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra perdeu o cargo depois que vieram à tona denúncias de tráfico de influência e ação de lobistas, incluindo o filho e outros familiares dela.

A mudança desta relação, explicou Gustavo aos estudantes, passa pelas eleições. “Vamos renovar dois terços do Senado. Esta é uma grande oportunidade para criar de fato uma situação de mudança, para arejar a política, para mudar o quadro de descrença na política”, disse.

Ele também lembrou sua atuação em prol da transparência na vida pública e foi aplaudido pelos estudantes quando destacou a importância do debate e da participação da juventude.

Em entrevistas que concedeu antes e no final do encontro, Gustavo explicou a função do senador – fiscalizar o poder público, fazer boas leis e defender seu estado – e disse que o Paraná tem perdido muito por falta de sintonia entre bancada e governo estadual. “O Paraná tem sido muito prejudicado, por falta de articulação e até mesmo por questões pessoais do governante”, afirmou.

Ele exemplificou dizendo que, por falta de projeto, o Paranáperdeu R$ 150 milhões obtidos pela bancada federal para o Estado, por meio de emendas orçamentárias. Também lembrou que o Paraná abriu mão de R$ 500 milhões para infraestrutura ferroviária e, em troca, está sendo processado na Justiça porque o ex-governador, ao invés de discutir o projeto, considerou-o uma negociata do ministro do Planejamento Paulo Bernardo. “O ministro que processou o então governador é marido da candidata que é da mesma chapa do ex-governador”,afirmou.

PARA BAIXAR FOTOS: http://www.gustavo456.com.br/fotos/debate-entre-os-candidatos-ao-senado-na-universidade-tuiuti-do-parana/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.