Pular para o conteúdo principal

Incêndios ambientais no Paraná aumentam mais de 30% no 1º trimestre de 2020, dizem bombeiros

Incêndios ambientais no Paraná aumentaram mais de 30% no primeiro trimestre de 2020 — Foto: Gilson Abreu/Divulgação AEN
O número de incêndios ambientais no Paraná aumentou mais de 30% nos primeiros três meses de 2020, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (27).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os registros passaram de 1.826 casos, entre janeiro e março de 2019, para 2.731 neste ano.

Na comparação anual sobre o mês também houve aumento. Em março de 2020 foram 1.590 casos, enquanto que no mesmo mês do ano passado, o estado registrou 574 ocorrências.

O Corpo de Bombeiros atribui o crescimento dos números à estiagem, que neste ano foi registrada cinco meses antes do previsto. Os bombeiros ressaltam que os incêndios ambientais são prejudiciais à natureza e à saúde da população.

Os dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros mostram que, entre janeiro e fevereiro deste ano, os casos diminuíram (de 605 para 536), mas que entre fevereiro e março, o número saltou de 536 para 1.590 incêndios.

Crime ambiental
Os bombeiros ressaltam que causar incêndios em propriedades públicas ou privadas, além de perigoso é um ato criminoso, mesmo em áreas que não sejam de preservação ambiental.

A pena varia de dois a quatro anos de prisão, e a multa pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo do tamanho da área atingida.

Ainda conforme os bombeiros, ao identificar um incêndio, a população deve acionar o telefone 193.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.