Pular para o conteúdo principal

Doenças cardíacas tendem a aumentar no Inverno, principalmente em idosos


Nesta quarta-feira, dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós, e por isso, é importante lembrar dos cuidados com os nossos velhinhos, principalmente quando o assunto é o coração. Muitos não sabem, mas no Inverno o número de doenças cardíacas tendem a aumentar em pessoas com mais idade. Isso acontece devido as baixas temperaturas, que podem causar em determinado momento, a diminuição da circulação sanguínea no músculo cardíaco.

“Nós costumamos prestar atenção nas doenças mais comuns dessa época, como gripes e resfriados. Mas é sempre bom ficar de olho no coração, principalmente das pessoas de mais idade. Com a chegada do frio e a diminuição do fluxo sanguíneo, as chances de um idoso ter uma angina cardíaca ou um infarto aumentam consideravelmente”, explica a médico cardiologista do aplicativo Docway.

Segundo a médica, nesse período o organismo é obrigado a trabalhar ainda mais para que o equilíbrio térmico corporal seja mantido. Tal esforço para evitar essas quedas bruscas de temperatura podem sobrecarregar todo o sistema cardiovascular do idoso. Por isso, é bom estar atento. Se uma pessoa de mais idade começar a apresentar espasmos dos vasos sanguíneos, respiração superficial e ofegante e aumento da frequência cardíaca é bom chamar um médico. “Com o passar dos anos, nós vamos ficando ainda mais suscetíveis as mudanças de temperatura, o frio pode agravar algumas doenças como as do coração, aumentando as chances do idoso tem um acidente cardiovascular grave”, completa.

Dados da Associação Americana do Coração (American Heart Association), de 2015, mostram que nessa época do ano, os casos chegam a aumentar entre 20% e 25%, com riscos ainda maiores para aqueles que já tenham uma predisposição ou sofrem de algum problema no coração. Para evitar esse tipo de situação, é bom ficar de olho nos hábitos dos idosos. “Uma boa alimentação aliada a exercícios físicos, ainda é a prevenção mais eficaz contra todo tipo de doença”, finaliza o médico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.