Pular para o conteúdo principal

Amar alguém é um desafio! (Coluna Semanal da Psicóloga Marian Martins)

Amar alguém é um desafio!

Algumas pessoas parecem duvidar que sejam capazes de despertar o interesse de alguém tão especial, como se não fossem merecedoras de algo bom e se utilizam do recurso boicote, que acontece por meio de suas próprias ações.

A palavra ficar, muitos dizem por brincadeira, curtição da noite tem aparecido constantemente em pessoas que tendem a se boicotar e algumas delas, se não muitas, que não aguentam manter um vínculo que tenha equilíbrio e satisfação e que nunca tiveram algo significativo, muitas com autoestima baixa tendem a não acreditar que possam se relacionar de forma satisfatória seguindo essa conduta do “ficar”.

Indícios como criar obstáculos, imaginar o que não aconteceu, testar a paciência do companheiro, gostar de explosões para rebaixar a qualidade do vínculo, obter uma forma equivocada e distorcida de resposta, testa para se sentir querida, forjar situações criando dificuldades com o parceiro, e nutrir o fracasso no relacionamento, são atos inconscientes e evidentes que está se boicotando.

Amar alguém é um desafio. Não existe fórmulas prontas. As queixas mais comuns no consultório é a falha e a falta de comunicação e muitas vezes os pacientes nem se dão conta sobre seus comportamentos negativos e ainda justificam-se para não se deprimirem e não terem que passar por essas “aprovações alheias”.

Uma das partes mais difíceis de enfrentar e assumir-se em uma situação é algo bem pessoal e ser sincero e admitir seus sentimento é um desafio. Em geral experiências de outros relacionamento podem influenciar e surgir problemas quando desconfianças surgem. Há que se considerar, que a desconfiança pode ser um fator inerente à personalidade de cada pessoas.

Por fim, para todos os comportamentos de cada indivíduo é importante analisar a si próprio do que colocar a culpa no outro.

Marian Martins é psicóloga clínica e se dedica ao desenvolvimento de diversos projetos pessoais. Atua na área da psicologia clínica e perita do Tribunal de Justiça, também escreve para jornais, blogs e revistas.

CRP RS 07|10386 – CRR PR 08 IS|335 

Coluna Semanal da Psicóloga Marian Martins (27 de julho a 3 de agosto)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.