segunda-feira, junho 26, 2017

Cantagalo:Recadastramento biométrico já pode ser realizado no Município

O Prefeito de Cantagalo Jair Rocha da Silva e a Vice-prefeita Neuza Grein Ruginski, reuniram-se com outras autoridades dos três municípios da comarca e representantes da Justiça Eleitoral, tanto local quanto estadual, para definirem as ações necessárias para o bom andamento da troca de títulos de todos os eleitores de Virmond, Goioxim e Cantagalo. Do TRE/PR estiveram na reunião o Assessor de Comunicação Social, Marden Lincoln Amaral Machado, a Coordenadora de Planejamento Estratégico Solange Maria Vieira, e o Juiz Auxiliar do Projeto Biometria Marcelo Quentin, .

            O Juiz Marcelo Quentin falou sobre o objetivo da visita:

            - Revisar todo o eleitorado dos três municípios da Comarca de Cantagalo, fazer a coleta dos dados biométricos e, aproveitando o ensejo, tentar chamar os  eleitores facultativos, que são os maiores de 16 anos e menores de 18, para que tenhamos um ganho no número do eleitorado, principalmente por causa dessa a proposta de rezoneamento lançada pelo Ministro Gilmar Mendes.

            Ele disse aos prefeitos, vereadores e demais autoridades presentes, que a Justiça Eleitoral está solicitando apoio material e humano para a realização dessas ações no Cartório Eleitoral de Cantagalo ou onde for necessário.

Recadastramento em andamento

            Nos três municípios da comarca de Cantagalo já teve início a revisão de todos os eleitores, mesmo sem o aproveitamento de toda a capacidade, pois, mais eleitores poderiam estar sendo atendidos. Pelo calendário oficial, o recadastramento na comarca irá acontecer entre os dias  04 de setembro a 10 de novembro. Nesse período, o Cartório Eleitoral de Cantagalo estará atendendo das 09h00min. da manhã até as 18h00min., de segunda a sexta. Mas quem puder vim antes, dificilmente encontrará fila.

            Até o final de agosto, o atendimento no Cartório Eleitoral está sendo realizado em seu horário normal. Os municípios poderão organizar caravanas para transportar os eleitores em dias previamente agendados e divulgados. Nesses dias haverá maior movimento no Cartório Eleitoral e, quando isso ocorrer, o atendimento será priorizado aos eleitores agendados.

Agendamento

            No Cartório Eleitoral de Cantagalo, o recadastramento ainda não pode ser agendado. Quando o agendamento for iniciado, será atendido primeiro o eleitor que tiver agendado o horário, depois aqueles que não tiverem agendado. Quem não agendar, deve aguardar na fila, se tiver.

Filhos fora do município
            Quem tem filhos que trabalham ou estudam em outros municípios mas que desejarem continuar com o título de Cantagalo, deve vir pessoalmente fazer o recadastramento, caso contrário terá que fazer o título na cidade onde estiver. Nesse período de revisão, o comparecimento é obrigatório no local onde quer continuar com o título.

Paraná

            No Paraná essa é a 3ª fase do recadastramento e o Juiz Auxiliar Marcelo Quentin disse que não haverá prorrogação do prazo, pois a partir de 11 de novembro os kits eleitorais serão enviados para outra comarca. Também não há previsão de descentralização devido à necessidade de estrutura, incluindo internet de boa qualidade, primeiro item a ser verificado quando um pedido nesse sentido é realizado, além de pessoal, equipamentos e outros materiais.

Documentos necessários

            Os documentos necessários para a biometria são:
  • Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante atualizado de endereço (Conta de luz/água/telefone);
  • Título de Eleitor.
Promovendo a democracia

            Um sistema de votação verdadeiramente democrático é aquele em que o eleitor pode escolher seus representantes de forma segura e confiável. Com esse objetivo, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral para tentar garantir a confiabilidade almejada.  A mais recente e na qual todos estão depositando grandes esperanças foi o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto através de sua impressão digital.
            A novidade será sentida no dia da votação. Após a apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, poderá recorrer à folha de votação, na qual contém a foto do eleitor. A confirmação da identidade ficou muito mais segura.
            Mais de 50% dos eleitores paranaenses já foram revisados através do sistema biométrico. A meta inicial do Projeto Biometria 2017/2018 é chegar à marca de 85% do eleitorado até março de 2018.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul