Pular para o conteúdo principal

Governo suspende estudos para extração de gás de xisto

O Governador do Paraná, Beto Richa, proibiu o estudo e a extração de gás de xisto por meio do fracking (fraturamento hidráulico de rochas) nas terras do Oeste do Paraná, nos próximos dez anos. A determinação ocorreu nesta quinta-feira (22), ao sancionar o Projeto de Lei n.º 873/2015, que dispõe sobre o licenciamento do fracking no Estado, com veto do artigo 3º . Um pedido do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD). A Itaipu é uma das entidades apoiadoras do POD.

A extração do gás de xisto já está liberada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e muitas empresas já ganharam licitação para utilizar esse método em 29 municípios da região.

"Consideramos um avanço quando a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto que proibia por dez anos a extração do gás no estado, mas o artigo 3º (que dizia que a lei não seria aplicada aos estudos e pesquisas relativos à técnica de perfuração seguida de faturamento hidráulico) nos deixava preocupados", explicou o presidente do POD, Mário Costenaro.

Segundo Costenaro, a região se uniu e solicitou ao governador vetar o artigo. A justificativa é que, para realizar as pesquisas, seria necessária a perfuração seguida de fraturamento hidráulico e, com isso, poderiam ocorrer graves riscos ao solo e à água da região. "Mesmo na fase de estudo, os impactos podem ser irreversíveis. Experiências internacionais demonstram que os males provocados ao meio ambiente e a sociedade são inevitáveis", disse.

Para Elias Zydek, diretor executivo da Frimesa, outra apoiadora do POD, a atividade agropecuária, uma das principais riquezas da região, poderia ser seriamente comprometida sem o veto. "O faturamento hidráulico pode deixar nossas terras improdutivas e nossas águas contaminadas", disse.

Fracking

A retirada do gás do xisto do subsolo através do fracking consiste em perfurar um poço e injetar sob alta pressão uma mistura de água e substâncias penetrantes e químicas no terreno, o suficiente para fraturar a rocha e liberar o gás.
com Itaipu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.