quinta-feira, novembro 26, 2015

Catanduvas - A REVOLUÇÃO ESQUECIDA O DESFECHO DE CATANDUVAS

O documentário sobre a revolução de 1924 produzido em parceria entre o município de Catanduvas a UNIPAR (curso de história) e a Universal Filmes foi exibido  no anfiteatro da Universidade paranaense "Estudantes e comunidade terão a oportunidade de conhecer a história de uma revolução que aconteceu aqui em Catanduvas e que ainda é pouco conhecida". Salienta a prefeita Noemi, que prestigiou o evento.

A exibição foi uma pré-estreia, segundo o professor Fausto Irschlinger, coordenador do curso de história da UNIPAR que juntamente com o professor Leodefane Bispo da Silva escreveram o roteiro do documentário, com a colaboração do historiador Adelar Paganini " A Revolução de 1924, omitida por muitos motivos, consta em vários livros publicados como um capítulo do “Tenentismo”, iniciado dois anos antes.

Sua importância não teve o devido reconhecimento, já que representou um período sangrento que iniciou na cidade de são Paulo e se estendeu para o interior do Paraná, onde a cidade de Catanduvas, protagonizou o conflito entre as tropas legalistas do governo vigente de Arthur Bernardes e os revoltosos". Conta o professor Fausto.

O documentário traz ainda narrativa de moradores de Catanduvas e região que contam a história segundo seus antepassados " A cidade de Catanduvas se torna o centro da luta entre rebeldes e legalistas, são construídas inúmeras trincheiras para combate que se torna duro e desumano, são improvisadas enfermarias e, um cemitério para enterrar as vítimas". Narra o professor Leodefane.
Em fevereiro de 2016 o documentário "A REVOLUÇÃO ESQUECIDA O DESFECHO DE CATANDUVAS" devera ser lançado simultaneamente em todo o estado do Paraná e a UNIPAR busca parcerias para exibição em TV aberta para todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul