Pular para o conteúdo principal

Laranjeiras do Sul:Chefe da SEAB falou sobre o último dia para vacinação contra a aftosa


O Chefe do Núcleo Regional da SEAB em Laranjeiras do Sul falou nesta sexta-feira sobre o encerramento da vacinação do gado bovino contra a febre aftosa, Almeida falou da importância da vacinação para banir de uma vez por todas a Aftosa no estado do Paraná. (vídeo acima).

Acabou hoje (30-5) o prazo para vacinar o rebanho bovino contra a febre aftosa. A comprovação deve ser feita até a próxima segunda-feira dia 2-6).

Vacinação

Vacinar o rebanho é fundamental para o controle da febre aftosa. Mas, a comprovação é igualmente estratégica. Por isso, quem não comprovar está sujeito a uma multa de R$ 105,00 por animal. 
Nesta etapa estão sendo vacinados os animais com até 24 meses de vida.

Comprovação vacinação

O sistema de comprovação é simples. Na hora de comprar as doses, o pecuarista precisa pedir a nota e o comprovante, que deverá ser preenchido após a vacinação dos animais. 
Outra possibilidade é que o produtor, ao fazer a compra das vacinas, solicite que o atendente da loja agropecuária faça a inserção dos dados cadastrais no sistema informatizado da Adapar. No passo seguinte o próprio pecuarista fará a comprovação online.

Último foco da aftosa no Paraná foi em 2005/2006

O último foco de febre aftosa no Estado foi verificado em 1994, quando houve o efetivo isolamento do vírus da doença. Entre os anos 2005 e 2006 houve grande repercussão com os casos registrados em Amaporã.
Porém, na oportunidade não houve o isolamento do vírus e nem as lesões no rebanho. Todos os procedimentos foram adotados, pois houve o chamado vínculo epidemiológico, com o rebanho afetado tendo contato com animais de outra região. 

Na ocasião foi um grande prejuízo econômico e de rebanho, uma vez que os animais com suspeita da doença tiveram que ser sacrificados, como determinam as regras de sanidade nestes casos. Por isso, a vacinação é de interesse de todos, de forma direta, do produtor rural.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.