terça-feira, dezembro 03, 2024

Frente Municipalista da Assembleia Legislativa discute proteção da água e solo

 


Frente Municipalista da Assembleia Legislativa discute proteção da água e solo

. Créditos: Arte: Thalyta D. Wolff

A Frente Parlamentar de Promoção Municipalista, das Associações de Municípios e Consórcio Municipais realiza nesta terça-feira, 03, a audiência Cuidando do Futuro: A relevância da água e do solo na sustentabilidade. O encontro começa às 9h30, no Auditório Legislativo da Assembleia Legislativa e será conduzido pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), que é o coordenador da frente.

“A compreensão da profunda influência que solo e água exercem um sobre o outro, especialmente num contexto global de mudanças climáticas e aquecimento global, representa um dos grandes desafios da atualidade”, considera Romanelli. “O fato é que o aquecimento global está acelerando a degradação dos solos e alterando os padrões de distribuição e disponibilidade de água”.

O encontro terá a participação do presidente da Associação de Municípios do Paraná (AMP), Edimar Santos, que é prefeito de Santa Cecília do Pavão. A programação da audiência inclui apresentações de Oromar João Bertol, que é diretor do Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, que falará do a Década Internacional do Solo, uma agenda instituída pela Organização das Nações Unidas em 2015 para proteção das riquezas naturais do planeta.

A professora de agronomia e biotecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr) vai falar sobre poluição de solos agrícolas e solos urbanos. O professor doutor Marcelo Ricardo de Lima, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai abordar a educação em solos. Também haverá uma apresentação de Gustavo Ribas Curcio, que é pesquisador da Embrapa Florestas – Paraná. Ele vai tratar da recarga e descarga hidrológica em solos agrícolas.

Participação

Várias instituições confirmaram presença no debate, entre elas a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Sistema Ocepar, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Ministério Público do Paraná, Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep) e Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (Senge-Pr).



Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE