Pular para o conteúdo principal

78 anos: revista editada pelo Tecpar passa por processo de modernização

 

No ano em que completa 78 anos de veiculação ininterrupta, a revista científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), passa por importante processo de atualização de suas normas e política editorial. É uma publicação 100% paranaense, que desde 1946 divulga artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo para o fortalecimento da produção científica, nacional e internacional.

A gerente do Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar, Lívia Nogueira, explica que as mudanças têm como objetivo ampliar a transparência, acessibilidade e impacto das pesquisas publicadas, consolidando o compromisso do BABT com a excelência científica e a disseminação de conhecimento.

“Ao implantar atualizações constantes na revista BABT, o Tecpar reforça sua vocação histórica como referência em pesquisa e inovação. Ao mesmo tempo em que mantém o rigor científico, tanto em relação à forma como ao conteúdo, também busca se ajustar ao processo contínuo de evolução da ciência”, afirma.

ATUALIZAÇÃO – Uma das atualizações é que a revista foi adequada aos critérios da PubMed, uma plataforma de busca da U. S. National Library of Medicine (NLM) que reúne cerca de 33 milhões de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina. Este é o primeiro passo para que, futuramente, o BABT tenha seus artigos indexados neste que é um dos principais bancos de dados em pesquisa biomédica do mundo.

A atualização do escopo, que define a área de abrangência do periódico, é outro aspecto fundamental para definir a identidade da revista. Neste sentido também foram implementadas mudanças no escopo editorial do BABT, reforçando o foco em tecnologias inovadoras. A partir de agora, os artigos submetidos devem conter uma aplicação prática voltada à tecnologia em uma das seguintes áreas: biologia, saúde, agricultura e meio ambiente.

Outra novidade é que a revista reforçou seu alinhamento aos princípios da Ciência Aberta, que tem sua abordagem fundamentada nos seguintes princípios: impacto, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (IDEIA). “Esses princípios contrariam os processos de publicação fechado e privado, com longos períodos de espera para divulgação de trabalhos inéditos, e artigos com acesso restrito a assinantes, prática que era comum a muitos periódicos”, diz Lívia.

Desde 2001, a BABT está disponível em formato eletrônico na biblioteca digital de artigos científicos Scientific Electronic Library Online (SciELO), o que possibilita que o conhecimento esteja acessível à população, já que a revista é aberta e no formato digital.

OCTAGENÁRIA – Para celebrar os 80 anos da revista, que acontece em 2026, a equipe editorial está preparando uma edição especial comemorativa com o tema Inovações Tecnológicas para a Saúde Única (Technological Innovations for One Health) e já está recebendo manuscritos. Os pesquisadores interessados podem acessar as instruções e também o modelo (template) para formatação AQUI.

PARANAENSE – O BABT se consolidou como uma das revistas científicas de maior expressão e relevância no cenário nacional e tem avançado na internacionalização. Essas credenciais atraem um número cada vez maior de pesquisadores nacionais e internacionais, que buscam publicar seus manuscritos na revista.

Nos últimos dois anos, o número de artigos publicados no periódico aumentou de 167, em 2023, para 205, até novembro de 2024 – além de uma edição especial sobre Ciência do Solo, que reuniu 10 artigos.

A revista é apoiada por importantes instituições ligadas à produção científica. Entre elas estão o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a Fundação Araucária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.