Pular para o conteúdo principal

Sessão solene na Assembleia Legislativa celebra os “Anjos” do Grupo Passos do Gaúcho

 

Solenidade ocorreu na noite desta sexta-feira (22), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.. Créditos: Valdir Amaral/Alep

A sessão solene desta sexta-feira (22), no Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa, foi preenchido por amantes do tradicionalismo gaúcho que trouxeram música e dança a todos os presentes. Por iniciativa do deputado Alexandre Amaro (Republicanos), o evento prestou homenagens aos “Anjos” do Grupo Passos do Gaúcho de Campina Grande do Sul. O grupo Passos Gaúcho foi criado há 30 anos pelo professor de dança Juvelino Oliveira mais conhecido como Juva, ele é gaúcho de Passo Fundo e reside atualmente em Campina grande do Sul.

O proponente e presidente da sessão solene, deputado Alexandre Amaro (Republicanos) destacou o reconhecimento prestado no evento. “Hoje é dia de festa, de alegria, é muito bacana trazer a cultura tradicionalista aqui na Assembleia.  Depois que nós fizemos o Dia da Tradição Gaúcha, no dia 7 de março, abrimos vários precedentes para que os grupos gaúchos, os grupos de tradições, também queiram estar juntos. E esse grupo é uma coisa muito bonita, o Juvelino é um professor de dança, que forma gente pelo estado todo”.

“As tradições gaúchas estão enraizadas no nosso Paraná, e é importante enfatizar que quando falamos de tradição gaúcha, não estamos falando do gaúcho rio-grandense, estamos falando das tradições, das pessoas que gostam da cultura, da culinária, da dança, e de tudo que é feito no tradicionalismo. Por isso, mais uma vez, um dia de festa, um povo bonito, um povo bem vestido, pilchado, um povo que traz muita alegria para todos”, concluiu o deputado Alexandre Amaro.

Juvelino de Oliveira, o Juva, por gostar da dança e do tradicionalismo gaúcho começou a ensinar a dança para qualquer pessoa que quisesse aprender e manifestasse a vontade de dançar em um baile ou festas tradicionalistas gaúchas espalhadas por todo o Brasil. Juva estima que seu curso já formou mais de 600 mil casais e seu grupo já visitou mais de 200 municípios do Paraná além do Paraguai, Argentina e Uruguai.

O instrutor e posteiro (pessoas que vivem em 'postos avançados' nas grandes estâncias), como gosta de ser chamado, é casado com Paula Oliveira também tradicionalista da cultura gaúcha, eles e os dois filhos viajam pelo país ministrando palestras e cursos de dança gaúcha, difundindo e preservando a tradição. Juva comentou sobre a alegria de receber a homenagem e ter o Grupo de Dança reconhecido pela Assembleia Legislativa.

“Sou professor de dança já há 30 anos, e o nosso grupo leva um pouquinho da cultura gaúcha de estado em estado do país. E hoje, já fixado aqui no estado do Paraná há 11 anos, na cidade de Campina Grande do Sul, ser homenageado, o Grupo Passos do Gaúcho, toda a equipe, com mais 16 Anjos do Passos do Gaúchos e ainda mais de 250 alunos que estiveram aqui conosco, pelas mãos do deputado Alexandre Amaro, é um momento muito especial. Nossa história, conta com mais de 30 anos de estrada, 4 países, 8 estados, mais de 600 cidades brasileiras, mais de 600 mil casais de alunos formados na dança gaúcha por esse Brasil afora”, contou emocionado o senhor Juvelino.

Biografia

Filho de mãe gaúcha, natural de Passo Fundo, e pai paranaense, de Ponta Grossa, Juva iniciou sua trajetória na dança com apenas 5 anos, em Campos Novos (SC), no orfanato "Lar dos Meninos". Foi lá, sob os cuidados dos freis franciscanos, que ele deu seus primeiros passos e participou de sua primeira apresentação, interpretando o papel de uma prenda, já que o grupo era exclusivamente masculino. Desde então, a paixão pela dança e pela cultura gaúcha marcou sua vida.

Juva consolidou sua trajetória em diversos grupos, como o CTG Porteira dos Municípios, em Ponta Grossa, e o CTG Tropel de Caudilhos, de Passo Fundo. Participou de festivais importantes como o Fenatrova, rodeios nacionais e internacionais, e o Festival do Folclore de Passo Fundo, conquistando inúmeros campeonatos e consolidando-se como um nome de destaque no tradicionalismo gaúcho.

Foi nesse cenário que nasceu o projeto "Me Ajude que Eu Te Ajudo", uma iniciativa pioneira que democratizou o acesso às danças tradicionais, oferecendo cursos gratuitos e promovendo eventos culturais de grande impacto, como bailes, domingueiras e costeladas. Este projeto fortaleceu não apenas a cultura gaúcha, mas também o senso de comunidade e pertencimento em diversas cidades.

Estabelecendo sua residência em Campina Grande do Sul, no Paraná, Juva e sua família deram continuidade a esse legado. Sua esposa, Paula, e seus filhos, Anny Karoline e Carlos Fabrício, formam a dupla Anny e Juvinha, que mantém viva a música tradicional gaúcha, ampliando ainda mais o alcance do trabalho do grupo. A marca "Me Ajude que Eu Te Ajudo" também inspirou composições musicais que exaltam a cultura sulista. Entre elas, destacam-se o bugio, em parceria com o grupo Raça Gaúcha, e uma vaneira, em colaboração com o grupo Bailanta.

Recentemente, seis músicas inéditas foram gravadas pela dupla Anny e Juvinha com a participação de seu professor de violão, Sr. Adenir Seifert, perpetuando a essência desse projeto. Com mais de 200 cidades paranaenses impactadas por seus cursos e eventos, o Grupo Passos Gaúcho não apenas promove a cultura gaúcha, mas forma novos líderes e instrutores que mantêm essa tradição viva e vibrante. É importante destacar que muitos de seus antigos alunos hoje ocupam cargos de liderança em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e invernadas artísticas, multiplicando o trabalho iniciado por Juva.

Tradição Gaúcha no Paraná

O projeto de Lei nº 70/2024 de autoria do deputado Alexandre Amaro, em tramitação na Assembleia Legislativa, institui o Dia da Tradição Gaúcha no Estado do Paraná, a ser comemorado, anualmente, no dia 7 de março.

A Lei estadual nº 19.592 de 12 de julho de 2018 de autoria do então deputado estadual Nereu Moura, instituiu a Semana Farroupilha, e inseriu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná, a ser comemorada anualmente entre os dias 14 e 20 de setembro. A Semana Farroupilha tem como objetivo rememorar a luta e a memória dos heróis farrapos, resgatar a historicidade farroupilha, incentivar a cultura nativista e tradicional rio-grandense e homenagear os gaúchos e descendentes residentes no Estado do Paraná.

A Lei estadual nº 17.164/2012, de autoria do ex-deputado André Bueno incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná o “Dia do Movimento Tradicionalista das Raízes Gaúchas no Estado do Paraná”, a ser comemorado anualmente no dia 20 de setembro.

A Lei estadual nº 21.725/2023, de autoria do deputado Goura (PDT) e do ex-deputado Tadeu Veneri, instituiu o Dia do Tropeiro a ser comemorado anualmente em 19 de setembro, e a Semana do Tropeiro a ser realizada na 3ª semana do mês de setembro.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.