quinta-feira, agosto 22, 2024

Escolas estaduais e municipais participam de força-tarefa de vacinação


Por determinação de uma parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e da Educação foi iniciada uma força-tarefa de imunização nas escolas das redes de ensino estadual e municipal do Paraná, que tem por objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os estudantes em todo o Estado.
Além da vacina contra a gripe, os estudantes também terão a oportunidade de atualizar outros imunizantes essenciais, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e HPV, entre outras.
A vacinação na escola não é obrigatória, porém, é uma forma de facilitar a vida dos pais que trabalham fora. Assim, as crianças e adolescentes são imunizadas sem ter que ir à uma unidade de saúde. Porém, eles serão vacinados somente com autorização dos pais ou responsáveis.
Em entrevista à Campo Aberto FM, a enfermeira-chefe do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, Patrícia Massuqueto, disse que “a vacinação nas escolas do município acontece há bastante tempo. E manter as vacinas em dia protege nossas crianças de várias doenças”.
A força-tarefa faz parte da campanha de vacinação “Proteja seu filho em cada fase da vida - Manter a caderneta de vacinação atualizada é garantia de saúde para a vida toda”. “O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura vacinal no Estado, evitando que doenças já erradicadas voltem à circulação. A ação representa mais um passo rumo à meta, considerada ideal pelo Ministério da Saúde, que é de imunizar entre 90% do grupo prioritário contra a gripe, ainda neste ano”, reforçou o secretário estadual da Saúde, César Neves.
O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, também ressaltou a importância da imunização. Segundo ele, “doenças infecciosas podem prejudicar não somente a saúde dos nossos meninos e meninas, como também comprometer o fluxo do aprendizado, uma vez que o aluno doente, na maioria das vezes, falta às aulas. A força-tarefa de imunização reforça tanto o desenvolvimento educacional como a saúde dos estudantes”.

Horário ampliado
Patrícia informa que algumas unidades de saúde de Laranjeiras do Sul também estão atendendo com horário ampliado para atualização da carteira de vacinação.

Confira:
Unidades da Barão e do Celeste seguem hoje (22) e amanhã (23) das 17h às 19h
UBS Água Verde: dias 26 e 28/08 das 17h às 19h

Vacine-se! Vacina protege! Vacina salva!


Fonte: Campo Aberto FM

Nenhum comentário:

Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul
Laranjeiras do Sul