quinta-feira, agosto 22, 2024

Escolas estaduais e municipais participam de força-tarefa de vacinação


Por determinação de uma parceria entre as secretarias estaduais da Saúde e da Educação foi iniciada uma força-tarefa de imunização nas escolas das redes de ensino estadual e municipal do Paraná, que tem por objetivo ampliar a cobertura vacinal entre os estudantes em todo o Estado.
Além da vacina contra a gripe, os estudantes também terão a oportunidade de atualizar outros imunizantes essenciais, como a pentavalente, pneumocócica 10, poliomielite e HPV, entre outras.
A vacinação na escola não é obrigatória, porém, é uma forma de facilitar a vida dos pais que trabalham fora. Assim, as crianças e adolescentes são imunizadas sem ter que ir à uma unidade de saúde. Porém, eles serão vacinados somente com autorização dos pais ou responsáveis.
Em entrevista à Campo Aberto FM, a enfermeira-chefe do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, Patrícia Massuqueto, disse que “a vacinação nas escolas do município acontece há bastante tempo. E manter as vacinas em dia protege nossas crianças de várias doenças”.
A força-tarefa faz parte da campanha de vacinação “Proteja seu filho em cada fase da vida - Manter a caderneta de vacinação atualizada é garantia de saúde para a vida toda”. “O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura vacinal no Estado, evitando que doenças já erradicadas voltem à circulação. A ação representa mais um passo rumo à meta, considerada ideal pelo Ministério da Saúde, que é de imunizar entre 90% do grupo prioritário contra a gripe, ainda neste ano”, reforçou o secretário estadual da Saúde, César Neves.
O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda, também ressaltou a importância da imunização. Segundo ele, “doenças infecciosas podem prejudicar não somente a saúde dos nossos meninos e meninas, como também comprometer o fluxo do aprendizado, uma vez que o aluno doente, na maioria das vezes, falta às aulas. A força-tarefa de imunização reforça tanto o desenvolvimento educacional como a saúde dos estudantes”.

Horário ampliado
Patrícia informa que algumas unidades de saúde de Laranjeiras do Sul também estão atendendo com horário ampliado para atualização da carteira de vacinação.

Confira:
Unidades da Barão e do Celeste seguem hoje (22) e amanhã (23) das 17h às 19h
UBS Água Verde: dias 26 e 28/08 das 17h às 19h

Vacine-se! Vacina protege! Vacina salva!


Fonte: Campo Aberto FM

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE