Pular para o conteúdo principal

Deputada Luciana pede ao Ministério da Mulheres construção da Casa da Mulher Brasileira em Laranjeiras do Sul

 


Deputada Luciana pede ao Ministério da Mulheres construção da Casa da Mulher Brasileira em Laranjeiras do Sul 

A deputada estadual Luciana Rafagnin(PT) enviou requerimento ao Ministério da Mulheres solicitando a construção de uma Casa da Mulher Brasileira em Laranjeiras do Sul. 

O pedido é o resultado da Audiência Pública que aconteceu no dia 8 de março e discutiu o  combate da violência contra mulher na região Centro do Paraná. 

Somente em 2022, foram expedidas na comarca 310 medidas protetivas, sendo mais da metade delas destinadas ao atendimento das mulheres do município de Laranjeiras do Sul. 

“Número que considero subestimado, pois há municípios onde a mulher não denuncia por não ter um atendimento especializado e mais acolhedor. Se a mulher busca fazer a denúncia numa delegacia comum, e é intimidada, sente medo e se constrange, ela acaba não fazendo a denúncia.”, diz Luciana

A comarca de Laranjeiras do Sul, conhecida como Território da Cidadania de Cantuquiriguaçu, tem a maior concentração de trabalhadores rurais sem-terra em áreas da reforma agrária do estado, além de um elevado número de mulheres da agricultura familiar, populações atingidas por barragens e territórios indígenas. 

O Paraná possui apenas a Casa da Mulher Brasileira de Curitiba em funcionamento, com um projeto em andamento para instalação de outra no município de Guarapuava, na região centro-sul, com previsão de conclusão das obras para o primeiro semestre deste ano. 

“O número de Delegacias da Mulher é insuficiente, com apenas 22 delegacias especializadas para atender aos 399 municípios do estado, o que demonstra um cenário preocupante no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.”, conclui Luciana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.