GILMAR CARDOSO FOI EMPOSSADO COMO MEMBRO DA ACADEMIA DE CULTURA DE CURITIBA
Nesta quarta-feira, dia 22, o advogado e poeta Gilmar Cardoso, 1º prefeito do Município de Farol (1993-96) foi empossado como membro efetivo da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR), em sessão solene na sede no Auditório Regina Cassillo, na sede do Solar do Rosário, na capital do estado.
A ACCUR foi fundada em 1992, com o objetivo de atuar e atender aos anseios culturais da comunidade curitibana nos diversos aspectos intelectuais e artísticos. A instituição é constituída de um quadro de acadêmicos fundadores, efetivos, beneméritos, honorários e correspondentes. Seu idealizador e presidente foi o engenheiro, escritor e prefeito de Curitiba por dois mandatos, Dr. Ivo Arzua Pereira,ex ministro da agricultura.
Sob a presidência da escritora, historiadora e empresária, Maria Inês Pierin Borges da Silveira o evento contou com a cerimônia de posse dos novos acadêmicos e a outorga das Comendas Honorífica Ordem da Cultura e O Pensador. Dentre os homenageados o Desembargador José Maurício Pinto de Almeida, professor da Faculdade de Direito de Curitiba, Marcos Túlio Vargas, empresário e filho do ex deputado e presidente da Academia de Letras do Paraná Túlio Vargas, que instalou a Academia Mourãoense de Letras há 21 anos ; além da homenagem póstuma ao jornalista Odone Fortes Martins, do Jornal Diário Indústria e Comércio, falecido recentemente.
Gilmar Cardoso destacou que sente-se honrado pela aprovação unânime de seu nome pela Academia de Cultura de Curitiba, e dedicou essa posse à trajetória literária que teve início ainda no então Distrito de Farol, onde aprendeu as primeiras letras e teve a inspiração para escrever motivado pelos professores representados pela Célia Dadamo Carneiro.
Membro da Academia Mourãense de Letras (Cadeira nº 01), do Centro de Letras do Paraná, da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, e mais recentemente da Academia Brasileira Rotária de Letras – Abrol-PR, Gilmar Cardoso defende o incentivo à leitura por parte dos pais e educadores, como fonte de crescimento, desenvolvimento e formação de crianças e jovens vocacionados, com desenvolvimento da capacidade cognitiva, por conta de que a leitura aumenta a capacidade de concentração, foco, aprendizado e interpretação.
Comentários