Pular para o conteúdo principal

Novo imposto proposto na reforma tributária no Brasil é usado no Paraguai desde 1992

Estrangeiros não pagam IVA no Paraguai — Foto: Reprodução RPC

Novo imposto proposto na reforma tributária no Brasil é usado no Paraguai desde 1992

Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) paraguaio é de aproximadamente 10% sobre o valor do produto. Estrangeiros são isentos de pagamento da taxa.

Imposto sobre valor agregrado existe no Paraguai desde 1992

Enquanto o Brasil discute a criação do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), no Paraguai o modelo é realidade desde 1992. O IVA paraguaio é de aproximadamente 10% sobre o valor do produto.

Nas etiquetas de produtos a diferença vem já vem calculada, isso porque o imposto só é cobrado para cidadãos do país, estrangeiros são isentos do pagamento da taxa desde 2005.

A regra vale para cidades da fronteira e para ter o benefício é necessário apresentar o RG ou o passaporte. Na imagem abaixo é possível ver a diferença nos valores.

Para paraguaios, o item custa 23,65 dólares, já para estrangeiros, sem cobrança do imposto, o produto sai por 19,90 dólares.

"Tanto Paraguai como Uruguai tem uma lista de produtos chamada de 'lista turismo', então estrangeiro não paga a tarifa interna comum", destacou o economista Victor Raul Benítez.

Em alguns locais a diferença dos preços fica estampada nos anúncios e nas etiquetas também como uma estratégia de marketing para atrair mais compradores estrangeiros, especialmente no limite entre Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná e Cidade de Leste - conhecida pelo turismo de compras - na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Reforma no Brasil

No Brasil, a reforma tributária que está em discussão, pelo menos por enquanto não trata de isenção de impostos para estrangeiros. O objetivo é simplificar tributos federais, estaduais e municipais.

O projeto que está no Senado quer que cinco tributos sejam substituídos por dois impostos sobre valor agregado.

Para a dona Selmira Fabian independente do modelo adotado, ela espera que o processo seja transparente.

"A partir do momento que você sabe o valor do imposto, você sabe o que pode retornar também para os contribuintes, porque somos nós que pagamos os impostos", destacou Selmira.

Via G1 Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.