Pular para o conteúdo principal

Rio Bonito do Iguaçu tem grupos de tratamento contra o tabagismo!

 


COMBATE AO TABAGISMO/ CÂNCER DE BOCA

Em nosso Município já existe a bastante tempo, os grupos de tratamento contra o tabagismo. Neste último encontro, Dr. Milton Saito, deu continuidade ao Programa, frisando o combate ao Câncer de boca, causado pelo tabagismo. No Brasil, ele já é o quinto tipo de câncer mais frequente entre os homens: a estimativa é de 11.180 novos casos por ano para o período de 2020 a 2022. No caso das mulheres, a doença ocupa a 13ª posição, com estimativa de 4.010 novos casos por ano. Os primeiros sintomas de câncer de boca são:
Feridas ou aftas que não cicatrizam em 15 dias;
Caroços na boca que não desaparecem;
Manchas vermelhas ou brancas nas gengivas, língua, lábios, garganta ou revestimento da boca;
Pequenas feridas superficiais que não doem e que podem ou não sangrar;
Irritação, dor na garganta ou sensação que algo está preso na garganta.
Em estágios mais avançados, os sintomas do câncer de boca evoluem para:
Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
Ínguas ou caroços no pescoço devido ao aumento dos linfonodos;
Dor em torno dos dentes, que podem cair facilmente;
Mau hálito persistente;
Perda súbita de peso.
Caso os sintomas durem mais de 2 semanas, é recomendado consultar um clínico geral ou um dentista para que seja feita uma avaliação dos sintomas e, assim, sejam indicados exames necessários para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. Apesar da cavidade oral ser um local de fácil acesso e visibilidade, o maior desafio dessa doença é o diagnóstico precoce, o que prejudica e muito o tratamento e prognóstico do paciente. Assim como acontece com diversas outras doenças, incluindo outros tipos de câncer, a prevenção passa pela manutenção de hábitos e estilos de vida saudáveis. Mas falando especificamente do câncer de boca, a prevenção primária baseia-se na redução da exposição aos principais fatores de risco: tabaco, álcool, radiação solar e vírus HPV.
Caso tenha interesse em parar de fumar, pode entrar em contato com o Centro Clínico Multidisciplinar (CCM) pelo número (42) 920008334.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.