Pular para o conteúdo principal

Fundação Colibri faz apresentação sobre conscientização do Autismo na câmara de vereadores de Laranjeiras do Sul

 





Fundação Colibri faz apresentação sobre conscientização do Autismo na câmara de vereadores

O mês de abril é o mês de conscientização do Autismo. E em Laranjeiras do Sul a Fundação Colibri tem feito o trabalho de apoio às famílias, conscientização do tema, desenvolvimento e qualidade de vida de quem tem o transtorno. Na sessão da câmara de ontem (17) foi dado espaço para que a fundação pudesse falar sobre o tema e apresentar dados e mais detalhes aos vereadores.

De acordo com o representante da Fundação, Marcelo de Paula, esse mês está sendo dedicado a fazer as pessoas entenderem o que é o Autismo, principalmente porque o transtorno não traz características físicas nas pessoas. Ele usou a bancada da câmara para falar do assunto. “Os autistas são caracterizados principalmente em questão de comportamento, socialização, dificuldade de fala, de coordenação motora e outras questões que envolvem o indivíduo”, detalha Marcelo.

O autismo hoje é dividido em três níveis, sendo leve, moderado e severo. “A nossa função é trazer essa conscientização para que as pessoas tenham ciência que os autistas estão no nosso meio e também para que busquem entender esse universo tão amplo e buscar caminhar para que esses indivíduos se sintam introduzidos na nossa sociedade”, completa.

DADOS NO MUNICÍPIO

Segundo ainda a Fundação Colibri, em Laranjeiras do Sul hoje há cerca de 80 autistas, entre alunos da rede municipal e APAE, com laudo. Estudos dos Estados unidos, por exemplo, apontam que uma a cada 36 crianças tem Autismo. “Com dados que nós trabalhamos e estudos que se desenvolvem em todo o mundo, nós acreditamos que em Laranjeiras do Sul exista de 300 a 400 pessoas com o espectro”, reforma Marcelo.

APRESENTAÇÃO NA CÂMARA

Para o presidente da câmara, Carlos Alberto Machado (Magrão), a apresentação da fundação foi muito importante, tendo em vista que muitas pessoas ainda não sabem o que é o Autismo. “Há alguns anos nós notávamos uma pessoa com algumas diferenças de comportamento e apenas apontamos que era alguém mais inquieto. Hoje sabemos que essa mudança de comportamento é Autismo. E temos que cada vez mais lutar para que existam políticas públicas que dêem apoio a essas pessoas e também suas famílias”, destacou.

Em Laranjeiras do Sul existe uma Lei 021/2017 que instituiu Políticas Públicas para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com autismo. E é através dessa lei que a Fundação Colibri apresentou uma proposta de criar uma clínica especializada para atendimento de autistas. Os vereadores se puseram a disposição para ajudar no que for necessário para a criação e aprovação desse projeto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.