Pular para o conteúdo principal

Professor Oriovisto dispara na pesquisa do Ibope e já é o 2º na espontânea para o Senado

Já era esperada a queda nas intenções de voto para o ex-governador Beto Richa após sua prisão, por outro lado o mais surpreendente da pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) foi a ascensão meteórica do candidato Oriovisto Guimarães (Podemos). No levantamento encomendado pela RPC ele aparece com 15% das intenções de voto, empatado tecnicamente com Flávio Arns (Rede), Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB) considerando a margem de erro (3% para mais ou para menos).
O comparativo com a pesquisa anterior, divulgada no início de setembro, Oriovisto quintuplicou suas intenções de voto, saltando dos 3% para os 15%. Um dos maiores entraves encontrados pelo candidato no início da campanha era o desconhecimento do eleitorado, afinal Oriovisto nunca havia se candidatado. Este, inclusive, era o mote de algumas de suas peças publicitárias.

Outro dado curioso mostrado pela pesquisa Ibope é o resultado da “Espontânea”, quando o eleitor não recebe uma lista de nomes para escolher o seu preferido. Neste levantamento, Oriovisto aparece na segunda colocação com 6% dos votos, atrás apenas do atual senador Roberto Requião (MDB), que tem 15%.

A arrancada do empresário traz semelhanças com a vitória de José Eduardo de Andrade Vieira na eleição para o Senado em 1990. O então dono do Bamerindus, concorrendo pelo PTB, era o “não-político” daquela disputa, enfrentando nomes consagrados como o deputado Waldyr Pugliesi (PMDB), o ex-prefeito de Curitiba Maurício Fruet (PSDB) e o ex-governador Paulo Pimentel (PFL), além de Tony Garcia (PRN), o pivô da prisão de Beto Richa e que à época era o candidato do presidente Fernando Collor.

Na campanha, José Eduardo virou o “Zé do Chapéu”, arrancou durante o horário eleitoral e foi eleito com mais de um milhão de votos, bem à frente de Tony, Fruet e Pimentel. Naquele pleito, apenas um senador foi eleito – os outros dois à época eram José Richa (PSDB) e Affonso Camargo (PTB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.