Pular para o conteúdo principal

De cada 10 restaurantes, dois devem fechar as portas devido a crise


Cerca de 20% dos restaurantes e bares paranaenses devem fechar as portas até o fim deste ano. A estimativa alarmante é da seção estadual da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), divulgada nesta terça-feira (29) durante uma coletiva de imprensa convocada para comentar os prejuízos do setor por causa da greve dos caminhoneiros.ASSINE A GAZETA DO POVO E TENHA ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS DO BOM GOURMET.


A Abrasel chegou a esta estimativa com base nas informações repassadas pelos empresários: 2 em cada 10 negócios de alimentação falam em fechar ainda no segundo semestre. A associação representa 50 mil negócios de alimentação no estado (de pequeno a grande porte) e fomenta cerca de 300 mil empregos.

Os números peocupantes são resultado, segundo a entidade, do desaquecimento do mercado e da alta carga tributária que também atinge os negócios de alimentação. A crise do começo de 2018 se agravou com os dias de greve dos caminhoneiros – que chegou ao 10º nesta quarta-feira (30). Por isso, a Abrasel estima que os impactos negativos podem ser maiores no segmento e acontecerem antes do esperado.

Greve dos caminhoneiros

“A situação mais grave [nestes últimos dias] é dos restaurantes que servem almoço. Com a falta de gás, por exemplo, ele não conseguem abrir ou quando têm gás, o desperdício causado pelo baixo movimento por causa da greve é irrecuperável”, afirma Luciano Bartolomeu, diretor da entidade. Muitos restaurantes, que já estavam em situação financeira ruim, não terão recursos nem para pagar a próxima folha de pagamento.

Em Curitiba, muitos restaurantes e bares decidiram interromper as atividades enquanto a entrega de ingredientes e gás não for normalizada. Alguns optaram por abrir somente à noite, enquanto outros vão escolher quais dias do feriado.

Apesar de apoiar a greve dos caminhoneiros, a Abrasel afirma que caso os fechamentos se confirmem até o fim do ano serão aproximadamente 60 mil postos de trabalho fechados. “Nós fomos brutalmente atingidos pela crise. Nós estamos solidários com a paralisação, mas precisamos que isso cesse. Nossas reivindicações continuam. Precisamos que a reforma tributária seja incluída na agenda econômica”, afirma a presidente da Abrasel, Jilcy Joly Rinki.


Via Gazeta do Povo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.