Pular para o conteúdo principal

Assessor Especial de Assuntos fundiários, Hamilton Seriguelli, se reúne com o prefeito Ademir Fagundes


As pautas do encontro foram sobre a instalação de Escola Itinerante nos acampamentos e as possibilidades de geração de renda para as famílias do campo.

Em visita na manhã desta sexta-feira, 23, no gabinete do prefeito Ademir Fagundes (Gaúcho), o assessor especial de assuntos fundiários do Estado, Hamilton Seriguelli, acompanhado do coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ênio Pasqualin, qual foram tratar sobre a instalação de uma Escola Itinerante nos acampamentos.

De acordo com Hamilton, a conversa com o prefeito foi bem produtiva, pois o mandatário já tinha solicitado ao governador Beto Richa sobre a instalação desta escola que irá atender as crianças e adolescentes que vivem nos acampamentos do Lambari, Herdeiros da Terra, Guajuvira e Ponte.

“Viemos aqui conversar com o prefeito solicitou ao governador para que trouxéssemos uma nova Escola Itinerante para o acampamento e viemos dar encaminhamento para esta situação. Até mesmo porque essa é uma preocupação da Secretaria de Estado da Educação e do chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, que anteriormente já conversaram com a Copel sobre a instalação de luz nesses locais e estruturar um espaço para o ensino”, explica Seriguelli.

No encontro foi sugerido ao prefeito Ademir Fagundes e ao coordenador Ênio Pasqualin para a criação de uma comissão dos acampados e assentados para que fosse até a Copel e encaminhasse esta situação. “O prefeito nos informou que esta em contato e há promessas do Governo Federal para construir escolas. Então eu acho que isso é importante este envolvimento dos acampados e assentados nesta situação”, salienta Hamilton.

Terra Viva

Outro assunto tratado no encontro foi sobre a instalação de uma extensão da Cooperativa Terra Viva no município e que há interesse do Governo do Estado e do Governo Municipal para que o mesmo auxilie no emprego e renda aos assentados e acampados. 

“Eu conversei recentemente com o presidente da Cooperativa Terra Viva, ele pediu que nós aguardássemos a eleição da nova diretoria que será no próximo dia 28 de março para depois nós resolvemos essa situação. Eles têm o interesse de vir para Rio Bonito do Iguaçu, o governador Beto Richa tem interesse que eles venham para o Paraná e o prefeito Ademir Fagundes também”, revela o assessor especial.

“Então isso seria um importante investimento deles na região e do BNDES também eu auxiliar na instalação, pois o banco tem interesse em financiar. É um processo que pode gerar mais de 230 empregos diretos, geraria R$ 25 milhões por mês de impostos, resultando 1,5 milhão de leite/dia para ser envasado. Isso seria importante para Rio Bonito e toda a região. Então eu quero dar parabéns porque conversei com o secretário de Agricultura, Noberto Ortigara, e nós fizemos junto com a Emater um levantamento que a região de Rio Bonito gera em torno de 6 a 7 milhões de litros de leite/dia.

Segundo o secretário Ortigara, se acredita que aqui em breve será a segunda maior bacia leiteira do sul do Brasil. Isso é importante, por isso estamos aqui buscando essa possibilidade e temos a certeza que, após resolver essa questão dos impasses da criação de novos assentamentos, com certeza a região será muito mais próspera”, acredita Seriguelli.

Novos assentamentos

Indagado sobre a criação de novos assentamentos no lugar dos acampamentos, Hamilton Seriguelli afirma que há uma pressão do Estado junto ao Governo Federal para que a situação seja resolvida logo.

“Nós estamos torcendo para isso e pressionando o Governo Federal; nosso governador e a vice-governadora insistindo para que em Brasília agilize esse processo fundiário e depois que resolver essa questão. O Estado entraria ajudando no restante como a educação, cultura, esporte e apoio para os meios produção. Então nós estamos pressionando o Incra para que se resolva isso. Aqui no Rio Bonito está uma negociação pelo menos verbalmente com a Araupel. Fora isso tem a questão judicial de Quedas do Iguaçu que deve ser resolvida. Vamos ver o que acontece no decorrer deste ano”, conclui Seriguelli.

Parceria do Governo do Estado, Prefeitura e MST

Segundo o coordenador do MST, Enio Pasqualin, a parceria já certa entre o Governo do Estado, Prefeitura e MST e não tem como voltar atrás.

“A preocupação deles e da nossa organização é a questão da educação. A situação das escolas são precárias. Nós estamos buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes do campo. Acreditamos que, até o final de maio e ou início de junho, já esteja funcionando a Escola Itinerante. Já estamos providenciando as salas de aula para seu devido local e esperamos logo iniciar atividades aos alunos dos acampamentos”, disse Pasqualin.

Assessoria Comunicação RBI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.