Por volta das 15h desta terça-feira (26) policiais ambientais em patrulhamento a denúncia anônima, onde em uma propriedade no interior de Rio Bonito do Iguaçu um armazenamento de madeiras nativas em um galpão.
Após vistoria no local o fato foi constatado pela equipe policial juntamente com a equipe da RPA do município Rio Bonito do Iguaçu, a qual recebeu a denúncia. Foi constatado armazenado em um galpão da propriedade 11m³ de madeira nativa, pinheiro “ARAUCÁRIA ANGUSTIFOLIA”, a qual encontra-se na lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Paraná.
As referidas madeiras estavam em forma de tábuas e caibros, todas desdobradas com indícios de motosserras devido as marcas na madeiras. Em uma breve conversa com o responsável pelo local, este relatou não ser o proprietário da madeira em questão, que somente emprestou o galpão, mas que também não possuía o “DOF” para o referido armazenamento das madeiras e que as mesmas seriam uma parte da Cooperativa da comunidade e outra parte de seu vizinho, o qual não foi localizado.
O presidente da cooperativa mencionado pelo infrator também não foi localizado pelos policiais. Diante dos fatos foi conduzido o responsável do local até a sede da PM em Rio Bonito do Iguaçu para a confecção do TCIP em seu desfavor do mesmo por ter contrariado o art. 46 da lei 9.605/98.
A madeira apreendida ficou com o proprietário como fiel depositário até decisão judicial.
Via Radio Campo aberto
Comentários