quarta-feira, abril 24, 2013

Educação:Cardápio da merenda respeita hábitos das regiões, governo do Estado investindo na Educação




Peixe no Oeste, feijão carioca no Norte e preto no Sul, pinhão no Centro-Sul. O cardápio da alimentação servida aos alunos da rede estadual de educação segue um rigoroso controle nutricional e respeita hábitos alimentares das diferentes regiões do Paraná.
Este ano, uma novidade na merenda são alguns tipos de carnes congeladas que substituem parte dos enlatados na refeição dos mais de 1 milhão de alunos, entre as quais filé de tilápia e empanado de tilápia, que por se tratar de peixe de água doce deve agradar ao paladar dos alunos do interior do Estado.
“O peixe é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes, já que é fonte de proteínas e minerais. Além disso, tem pouca gordura, o que o torna ainda mais saudável”, informa Andréa Bruginski, coordenadora do Programa Estadual de Alimentação Escolar da Secretaria da Educação.
O Governo do Estado adquire os alimentos para a merenda dos estudantes de duas formas. Nas compras centralizadas estão produtos básicos e comuns a todas as escolas da rede: óleo, farinha, sal, açúcar, congelados e enlatados. Já nas compras da agricultura familiar, os agricultores entregam feijões, frutas, legumes, cereais, leites e outros lácteos e derivados do trigo diretamente para as escolas, de acordo com sua produção local.
Juntamente com os alimentos, as escolas recebem sugestões de cardápios elaborados pela equipe de nutricionistas. O cardápio atende a uma demanda que varia de acordo com as necessidades socionutricionais dos alunos.
O estado nutricional dos estudantes é acompanhado anualmente pela secretaria. “Somos a única secretaria estadual no país que faz monitoramento nutricional em todos os alunos. Sabemos o peso, altura e idade de todos os matriculados. A partir do cruzamento dessas informações temos condições de atender as demandas nutricionais por região e até por escola”, destaca a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Cristina Stolarski.
O controle nutricional também verifica a frequência e a incidência de alunos com diabetes, intolerância à lactose e ao glúten. Quando detectadas essas condições, a escola recebe orientações para atendimento a estas necessidades alimentares especiais.
Fotos: Prato da merenda escolar do CE Gildo Aluisio Schuck com frango congelado e produtos da agricultura familiar/ Carne congelada que chega as escolas/D. Inês merendeira do CE Floriano Peixoto preparando a merenda escolar com as carnes congeladas. 

Fonte:Adriana Poleze Dallastra

Nenhum comentário:

É DESTAQUE !!

Um homem FERIDO A ARMA BRANCA em Laranjeiras do Sul

Um homem deu entrada no hospital de Laranjeiras do Sul na noite deste sábado (28) após ser vítima de uma agressão com arma branca, no Centro...

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE

LARANJEIRAS DO SUL NO COMBATE A DENGUE