Pular para o conteúdo principal

Marechal Cândido Rondon:Unioeste ganha mestrado em Desenvolvimento Sustentável


O Conselho Universitário da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) aprovou a implantação de um curso de Mestrado para o campus de Marechal Cândido Rondon, que tem como área de concentração o desenvolvimento rural sustentável. O coordenador da área, professor Nardel Luiz Soares da Silva, salienta a importância do curso neste momento, ao atender demandas emergentes, como as que têm sido discutidas em eventos, a exemplo do Rio+20 e outros encontros internacionais.

O curso também atende demandas específicas daquela região do Estado, eminentemente agrícola. Algumas das necessidades foram detectadas a partir da atuação dos pesquisadores da própria universidade e de programas governamentais como o Cultivando Água Boa e a Universidade Sem Fronteiras (USF).

O novo curso, que recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em abril, terá caráter interdisciplinar, envolvendo docentes de diversas áreas e dos vários campi da instituição. Quatorze docentes doutores, considerados pela Capes como um grupo de pesquisadores com maturidade científico-tecnológica, ministrarão as 23 disciplinas do programa.

Ligado ao Centro de Ciências Agrárias, o curso terá carga horária de 750 horas e, inicialmente, vai abrir 14 vagas para linhas de pesquisa em “Sustentabilidade Rural” e “Inovações Sócio Tecnológicas e Ação Extensionista”, sendo vinculado a Capes na subárea de Meio Ambiente e Agrárias.

Está prevista para o final do mês de julho a abertura das inscrições e, de acordo com o cronograma aprovado pelo Conselho Universitário, a seleção deverá ocorrer de 18 a 21 de agosto, enquanto o início das aulas está previsto para o dia 27.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.