Pular para o conteúdo principal

Candói: Programa deverá gerar novos empregos e agregar renda no município


Em Candói, prefeitura e Sebrae buscam aplicar programa de desenvolvimento territorial

A Prefeitura Municipal de Candói e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) estão buscando implantar no município o Programa Cidade Empreendedora, que pretende dar continuidade na implantação da Lei Geral e também mudar a vida de cidadãos paranaenses através de ações que visam o fomento e a qualidade de vida para agricultura familiar quanto ao empresário e comerciante que administram seus negócios na cidade. “O Programa Cidade Empreendedora foi muito bem visto pelo prefeito que entendeu que o programa que pode ajudar a todos no município”, disse o Consultor Edson Braga, Gestor do Projeto Território da Cidadania da Cantuquiriguaçu.

A idéia surgiu quando o SEBRAE através de seus consultores atuantes nas regiões do Estado do Paraná buscou conhecer a realidade de Candói e com o intuito de dar o primeiro passo, realizaram-se nos últimos dias, dois primeiros momentos e foi através de audiências no gabinete do prefeito que a equipe SEBRAE pode discutir as idéias para poder aplicar o programa no município.

Pró Verde Rural

O Município de Candói já possui um plano, o projeto modelo “Pró Verde Rural”, o qual foi construído juntamente com a comunidade. Nesse sentido, o SEBRAE encontrou facilidade para aplicar em Candói o programa Cidade Empreendedora.

Seguimentos

O Programa Cidade Empreendedora pretende trabalhar com quatro seguimentos em Candói, são eles: Galinhas Poedeiras, Criação de Peixes, Bacia Leiteira e Suinocultura. Todos estes seguimentos visam atender todos os produtores do campo, onde se pretende dar o primeiro passo com o projeto de avicultura para criação de galinhas poedeiras e que poderá ser em parceira com o Instituto Globo Aves de Cascavel. Segundo a Consultora do SEBRAE, Ana Ribas, outro seguimento que poderá ser aplicado é o da Apicultura que é o projeto de produção de mel. “Candói tem muito para se tornar uma referencia, pois no município foi construído um projeto de acordo com a realidade”, complementou.

Globo Aves

O Instituto Globo Aves de Cascavel, faz parte do projeto desenvolvido pelo SEBRAE. E, para conhecer o trabalho do instituto, foi realizada na última semana uma reunião que teve a participação do SEBRAE, representado pela Consultora Ana Ribas; Secretário de Agricultura de Candói, José Evaldo Padilha e demais membros da secretaria e com o Secretário de Indústria e Comercio de Candói, Rogério Czarnieski. O Instituto apresentou seus potenciais, projetos e orçamentos que poderão ser desenvolvidos em Candói.

Durante a reunião, foi apresentado o Programa de Avicultura Familiar (PAF), que é um programa que contempla um uma metodologia de como criar frango caipira em produção de forma organizada dentro de um sistema de associativismo. Segundo o representante do Instituto Globo Aves, Marcos Antonio Bertolli, o programa é de ordem social, onde todos ganham. Ganha o instituto, as famílias e o município. “Se o prefeito investir nessas idéias sociais o município ganha muito com isso, não esperar grandes empresas virem para Candói, mas a junção e a união de pequenas se tornam grandes”, explicou Bertolli.

Incentivo da prefeitura

Segundo o SEBRAE, para o andamento do Programa Cidade Empreendedora serão trabalhados oito eixos, desde a parte de desburocratização, linhas de créditos, associativismo, cooperativismo, tributação, educação, ou seja, tudo que o município possui. Para isso, será criado o Comitê Gestor, que será formado por um grupo de pessoas e de lideranças que ajudarão a desenvolver o programa no município. O Comitê Gestor poderá ser formado por representantes comerciais, associação comercial, presidentes de associações de agricultores, entidades financeiras, empresários e a própria administração pública. Além do comitê, o programa necessitará de um agente de desenvolvimento de Candói. Esse agente deverá ser um funcionário efetivo do município, escolhido juntamente com o prefeito municipal. O Consultor Braga disse que outros contatos e audiências serão realizados a fim de fortalecer ações e aplicar o mais rápido possível o programa. “Eu vejo uma prefeitura atuante, preocupada com a comunidade, com os produtores e com o plano de ação discutido com a sociedade”, enfatizou Braga.

Para o prefeito de Candói, Elias Farah Neto, é um novo momento que o município está vivendo. “Muito importante as audiências com o SEBRAE, onde a primeira aconteceu na Cantu e em seguida mais duas aqui em Candói. Apresentamos o programa Pró Verde Rural que já contem ações que contemplam a Agricultura Familiar”, comentou Farah durante seu programa semanal no rádio. Farah revelou que se pretende aplicar os 05 projetos e atender a agricultura familiar e o município como um todo.

Renda extra

Tudo que será aplicado vem de acordo com um plano de ação, no entanto, esse plano irá atingir diretamente a agricultura familiar e terá resultado no comercio e empresas na cidade, além da geração de renda e agregação de valores no município. O programa pretende fortalecer a economia de Candói contribuindo para a geração de renda na agricultura familiar e no comercio local.

Assessoria de Comunicação Social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.