Pular para o conteúdo principal

Assembléia Legislativa:Rossoni propõe moção de apoio à candidatura de Kukina ao STJ

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni (PSDB), propôs moção de apoio, subscrita pelos 54 deputados paranaenses, à candidatura do procurador de Justiça Sérgio Luiz Kukina, do Ministério Público do Estado do Paraná. A moção será entregue à presidente Dilma Rousseff para que ela indique Kukina, para ocupar a vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. “Queremos sensibilizar as autoridades para assegurar espaço ao Paraná. Dos atuais 33 ministros, apenas um é paranaense, Felix Fischer”, argumentou Rossoni.
Cinquenta e dois membros do Ministério Público brasileiro concorreram à lista tríplice na qual Kukina agora figura. “É uma excelente noticia saber que ele foi um dos três escolhidos. Agora vamos unir as forças para que ele seja indicado pela presidente. É a luta por uma causa paranista", afirmou o presidente da AL, acrescentando que a moção será enviada também à bancada paranaense no Congresso e ao presidente do Senado, José Sarney.
A lista tríplice será submetida, agora, à apreciação da Presidenta da República, a quem cabe indicar o nome do novo Ministro, que deverá, ainda, ser submetido à prévia sabatina no Senado.
Ao STJ compete o julgamento dos recursos especiais e ordinários constitucionais, bem como aqueles previstos no artigo 105 da Constituição Federal.
Trajetória
Sérgio Luiz Kukina ingressou no Ministério Público em 1984. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Faxinal, Pitanga, Guarapuava, Foz do Iguaçu e Curitiba, onde, atualmente, chefia a Coordenadoria de Recursos Cíveis, responsável pela interposição de recursos do Ministério Público perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal, cargo já exercido pelo Ministro Félix Fischer, de quem foi promotor de Justiça Assessor durante o período de 1991 a 1996.
Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mesma instituição pela qual se graduou em 1982, também exerce o magistério nas Escolas do Ministério Público, da Magistratura.

Via Sonia Maschke/Jaime Santorsula Martins - Assessoria de Comunicação da Presidência Assembleia Legislativa do Paraná

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.