Pular para o conteúdo principal

ROSSONI DEFENDE APOIO AOS FUMICULTORES EM IRATI

Entre as propostas ligadas ao agronegócio, que deverão ser implementadas pelo futuro governador do PSDB Beto Richa, o deputado Rossoni abordou a questão do cultivo do fumo, importante suporte econômico da região Centro-Sul do estado.

“Temos que tratar a fumicultura como ela é: uma maneira que o agricultor tem de sobreviver dentro da sua propriedade. O governo não pode exigir que o agricultor deixe de plantar fumo, se ele não oferecer outras atividades. Precisamos apoiar os agricultores que estão na fumicultura para que eles dêem continuidade a esse trabalho”, afirmou Rossoni, lembrando que, na entressafra do fumo, os pequenos produtores podem variar sua produção, com a exploração da fruticultura e avicultura, por exemplo.

No segundo semestre do ano passado, o deputado Rossoni pediu ao Executivo que enviasse à Assembleia Legislativa um estudo detalhado de apoio aos agricultores que dependem da cultura do fumo e que estão vinculados a indústria fumageira.

Rossoni entende que, antes da aprovação da lei que restringiu o fumo em ambientes fechados coletivos (n.º 16.239), o governo deveria ter apresentado alternativas para que os fumicultores migrassem gradualmente para outras culturas agrícolas.

A ideia do deputado Rossoni é implantar junto aos agricultores familiares um programa estadual de diversificação nas áreas cultivadas com tabaco para oferecer diferentes possibilidades de produção.

“Não houve planejamento e o governo decidiu abandonar os fumicultores à própria sorte. Fomos muito cobrados por isso, já que a substituição de culturas depende de uma preparação prévia, além de novos investimentos”, disse Rossoni.

Em 2005, o Brasil ratificou sua participação na Convenção-Quadro, tratado coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz a adoção gradativa de restrições ao fumo.

Estima-se que existam cerca de 160 mil famílias produtoras de fumo na região Sul do País, distribuídas em 700 municípios. O Paraná é o terceiro maior produtor brasileiro de fumo, com cerca de 33 mil agricultores espalhados por 176 municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.