Pular para o conteúdo principal

Falta esgoto em 54% dos lares do Estado

O Paraná ficou entre os cinco melhores estados brasileiros na quantidade de domicílios atendidos por rede geral coletora de esgoto e em sexto lugar no número de municípios que possuem tratamento de esgoto, conforme a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2008, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar destes bons resultados, o Estado ainda precisa avançar na oferta deste serviço para a população. Segundo o levantamento, 46,3% dos 3,3 milhões de domicílios paranaenses têm acesso à rede coletora de esgoto, isso significa que aproximadamente 1,8 milhão de residências paranaenses ainda não tem ligação de esgoto.

O Paraná é o quinto colocado entre todas as unidades da Federação e fica acima da média nacional de 44%. No entanto, ainda não chegou a mais da metade dos domicílios.

Isto aconteceu apenas no Distrito Federal (86,3%), São Paulo (82,1%) e Minas Gerais (68,9%). Antes do Paraná, aparece apenas o Rio de Janeiro, com cobertura de 49,2%.

Segundo Antônio Tadeu Ribeiro, técnico do IBGE, o ponto de partida para melhoria desses índices é a "atualização da legislação ambiental número 11.445, que trata das diretrizes do saneamento básico. A lei tem como objetivo a universalização do serviço", diz.

Existem dois caminhos apontados por ele que podem elevar esses índices. "Os municípios da região Sul têm a característica de serem menores. Isso dificulta o acesso da rede. A saída seria a ampliação da rede até esses lugares, o que é muito caro, ou a construção de fossas sépticas", opina.

No resultado geral entre as grandes regiões do Brasil, o Sul fica em terceiro lugar na quantidade de domicílios com acesso à rede de esgoto (30,2%), atrás do Sudeste (69,8%) e do Centro- Oeste (33,7%). E supera por pouco a região Nordeste (29,1%).

O Norte do País tem apenas 3,8% de cobertura. A pesquisa do IBGE detectou que houve um aumento de 39,5% no Brasil na relação de municípios com rede de esgoto entre 2000 e 2008.

Tratamento

A PNSB ainda mostrou que apenas 28,5% dos municípios brasileiros fazem tratamento de esgoto, entre aqueles que declararam possuir rede coletora. A proporção é de 24,1% na região Sul.

Apenas três estados possuem mais da metade de suas cidades com estações de tratamento: São Paulo (78,4%), Espírito Santo (69,2%) e Rio de Janeiro (58,7%). O Paraná aparece apenas na sexta posição, com índice de 41,1% entre os municípios com rede coletora de esgoto.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) atende 345 municípios e 287 distritos do Estado. Na média da empresa atualizada para 2010, a cobertura da rede coletora e de tratamento de esgoto é de 62%.

"O número é bom, está acima da média nacional. Mas ainda precisamos fazer mais e estamos investindo para isto", comenta o presidente da Sanepar, Hudson Calefe.

Como o acesso à distribuição de água tratada acontece em todas as cidades paranaenses, a Sanepar está investindo mais no esgotamento sanitário quando recebe os recursos vindos do governo federal.

Atualmente, R$ 700 milhões estão sendo aplicados em obras em todo o Estado, de acordo com ele. A Sanepar ainda prevê o investimento de R$ 185 milhões até o final do ano.

Calefe afirma que as maiores cidades do Estado possuem cobertura acima dos 90%. Chegar aos 100% se torna difícil pela questão técnica, já que a rede de esgoto tem como base a gravidade.

Casas abaixo do nível da rua, por exemplo, são locais complicados para a ligação. "Isto não só não Paraná, mas em todo o Brasil, pelas dificuldades operacionais",
afirma Calefe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.