Secretários de Saúde dos estados brasileiros decidiram em conjunto, nesta sexta-feira (24), não exigir prescrição médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19. As informações são da coluna Painel, do jornal ‘Folha de S.Paulo’.
Na quinta-feira (23), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Ministério autorizará a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, mas somente com prescrição médica e um “termo de consentimento livre esclarecido”.
“Nossa recomendação é que não seja aplicado de forma compulsória. Essa vacina estará vinculada a prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Anvisa”, disse ele, ressaltando que o Ministério da Saúde recomenda somente a vacina da Pfizer para essa faixa etária.
Embora a recomendação seja do governo federal, que define como será feita a aplicação das vacinas são os estados e municípios. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária afirma que não está nas recomendações que a vacina só possa ser aplicada em crianças após recomendações médicas.
Comentários