Pular para o conteúdo principal

STE pode cassar nesta quinta-feira o Mandato do Deputado Francischini, se tiver mandato cassado, outros 4 deputados do PSL perdem o mandato devido a eleição na legenda


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma nesta 5ª feira, dia 28, o julgamento da ação de Recurso Ordinário que trata sobre a cassação do mandato do deputado estadual Delegado Fernando Francisquini, do PSL. O processo de autoria do Ministério Público Eleitoral do Paraná tem como relator o ministro Luís Felipe Salomão e já contabiliza 03 votos pela perda de mandato e inelegibilidade por oito anos. O colegiado é composto por sete ministros.

A motivação é por conta de um vídeo (live) divulgado na página do Facebook no dia das eleições em 2018 com 6 milhões de visualizações, onde obteve 427.749 votos (7,51% do total dos votos válidos) para deputado estadual, cujo quociente partidário foi responsável pela eleição de quatro dos atuais oito deputados que compõe a bancada do PSL na Assembleia Legislativa do Paraná. Na época o parlamentar denunciou uma suposta fraude nas urnas eletrônicas que estaria prejudicando a eleição do então candidato a presidente Jair Bolsonaro. O fato foi considerado fakenews e motiva a primeira cassação relacionado ao tema, o que formará jurisprudência na corte superior.

O impacto desta decisão que determina o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário ocasionará a redução pela metade da bancada do PSL que passará de oito para quatro deputados. Além de Francisquini, também perdem o mandato coletivamente os parlamentares estaduais Emerson Bacil, Do Carmo e o recém empossado Cassiano Caron, que assumiu a vaga no lugar do também cassado, deputado Subtenente Everton.

O advogado Gilmar Cardoso explica que o quociente eleitoral define os partidos e/ou coligações que têm direito a ocupar as vagas em disputa nas eleições proporcionais, quais sejam: eleições para deputado federal, deputado estadual e vereador.

Quociente eleitoral é um método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos em conjunto com o quociente partidário e a distribuição das sobras, descreve. O quociente eleitoral é definido pela soma do número de votos válidos (= votos de legenda e votos nominais, excluindo-se os brancos e os nulos), dividida pelo número de cadeiras em disputa (54). Apenas partidos isolados e coligações que atingem o quociente eleitoral têm direito a alguma vaga. A partir daí, analisa-se o quociente partidário, que é o resultado do número de votos válidos obtidos, pelo partido isolado ou pela coligação, dividido pelo quociente eleitoral. O saldo da conta corresponde ao número de cadeiras a serem ocupadas, esclarece Gilmar Cardoso.

No caso de confirmadas as cassações de dois parlamentares estaduais do Partido Social Liberal (PSL), deve ser considerado o resultado das eleições de 2018 com as coligações, apesar de ter sido alterada a legislação e as coligações a partir de agora estarem vedadas.

O quociente eleitoral das eleições de 2018 para deputado estadual era de 105.491 votos para cada cadeira, passando agora para 97.328 votos, destaca Gilmar Cardoso. Nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias” (Lei n. 9.504/97, art. 5º).

Por esse cálculo, o PSL teve direito a mais quatro (04) cadeiras; que são exatamente as que perdem o assento na casa, com a cassação do Delegado. Nesse caso, como a corte do TSE determinou, além da imediata comunicação ao TRE-PR para que, independentemente da publicação do acórdão, proceda à retotalização das eleições para os cargos de deputado estadual e deputado federal do estado, calculando-se como anulados os votos atribuídos aos candidatos nos termos do pronunciamento do relator, ministro Luis Felipe Salomão.

A BANCADA REMANESCENTE DO PSL ficará com quatro parlamentares: CORONEL LEE eleito com 58.343 votos, DELEGADO FERNANDO eleito com 36.937 votos, LUIZ FERNANDO GUERRA eleito com 32.216 votos; e RICARDO ARRUDA eleito com 27.574 votos; que terá direito à quarta cadeira do partido, obtida nesta retotalização com a maior sobra.

Dentre as legendas que concorreram nas eleições de forma isolada, o Partido Verde (PV), e o MDB ganham cada um mais uma cadeira na Assembleia Legislativa com a posse de Pedro Paulo Bazana e Nereu Moura, respectivamente. Pelas coligações ganham direito à vaga os parlamentares Elio Rush que de suplente em exercício nos últimos dias, passa a ser efetivado e retorna para a Casa o ex deputado Adelino Ribeiro.

NOVO DEPUTADO

Candidato ao cargo de Deputado Estadual no Paraná pelo PV, Pedro Paulo Bazana obteve 21.145 votos totalizados (0,37% dos votos válidos) mas não foi eleito nas Eleições 2018.

Depois de ter sido eleito vice-prefeito do Padre Beffa na gestão anterior, nas eleições de 2020 ele ficou em 5º lugar dentre os sete candidatos a prefeito do Município de Arapongas, com 3.221 votos (5,85%).

CURIOSIDADE

Um fato curioso provocado pela cassação do deputado Subtenente Everton, do PSL é que como a Mesa da Assembleia Legislativa deu posse ao suplente Cassiano Caron, que obteve 10.981 votos (0,19% dos votos válidos à época); a se confirmar a cassação do deputado Delegado Francisquini, ele já estaria dentre os deputados do PSL que também perdem o mandato, uma vez que a legenda passaria a ter direito a uma bancada de quatro parlamentares. Os quais pela ordem seriam Coronel Lee, Delegado Fernando, Luiz Fernando Guerra e Ricardo Arruda.

Fonte:https://roseliabrao.com/2021/10/27/dia-d-para-francischini/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RIO BONITO DO IGUAÇU: Autor de feminicídio é preso pela Polícia Civil de Laranjeiras do Sul e Polícia Militar de Atalaia

AÇÃO CONJUNTA ENTRE A POLÍCIA CIVIL DE LARANJEIRAS DO SUL E A POLÍCIA MILITAR DE ATALAIA RESULTA NA PRISÃO DE AUTOR DE DELITO DE FEMINICÍDIO PRATICADO EM RIO BONITO DO IGUAÇU Na madrugada do dia 06 de janeiro de 2024, uma mulher de 60 anos de idade foi vítima de delito de feminicídio na cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Desde que acionada, a Polícia Civil passou a diligenciar e, com auxílio da Polícia Militar de Rio Bonito do Iguaçu, rapidamente elucidou o caso, tendo ambas as forças policiais iniciado buscas com o objetivo de prender em flagrante o autor, um indivíduo de 26 anos, com quem a vítima se relacionava afetivamente. Ainda durante o fim de semana, a Polícia Civil formalizou a coleta dos elementos de informação e seguiu com suas investigações, tendo o investigado se apresentado espontaneamente na Delegacia de Polícia no dia 08 de janeiro de 2024, quando foi interrogado. A Polícia Civil reforça à população que de acordo com o artigo 5º, inciso LXI, “ninguém será preso senão em fl...

Homem entra em óbito após ser atropelado por caminhão em Laranjeiras do Sul

Foto: Via Whatsapp Na noite desta segunda-feira (30), um homem entrou em óbito após ser atropelado por um caminhão, no Bairro Água Verde. Segundo informações, o homem trabalhava em uma empresa de coleta de lixo, e no momento do acidente foi subir em cima do caminhão, sendo atropelado e entrando em óbito no local.  A Gloriosa Polícia Militar e o SAMU estão no local. Aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos. Maiores informações em breve.

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação caído na rodoviária de Laranjeiras do Sul

Corpo de Bombeiros socorre homem sem identificação na rodoviária de Laranjeiras do Sul.  Segundo informações, no final da manhã desta sexta-feira, um homem foi visto caído na rua, apresentando ferimentos. O corpo de bombeiros foi acionado para prestar atendimento. O homem não possuía documentos para identificação do mesmo.